Segurança
Publicado em 19/12/2024 às 09:02
Brigada Militar atua em Porto Mauá e Três Passos para combater crimes ambientais
Extração de saibro sem licença, depósitos ilegais e pneus descartados a céu aberto foram algumas das ocorrências
Os policiais militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAM) realizaram ações de fiscalização ambiental que resultaram na identificação de crimes relacionados ao descarte irregular de resíduos e ao risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti nos municípios de Porto Mauá e Três Passos, na terça-feira, 17 de dezembro.
Durante patrulhamento em Porto Mauá, uma equipe identificou um caminhão que havia descarregado resíduos de madeira misturados a materiais inadequados, como fibra de vidro, espumas de colchão e embalagens plásticas, em uma área de extração de saibro. O local, não possuía licença ambiental para extração ou depósito de resíduos.
Na cidade de Três Passos, durante vistoria a um empreendimento, foi constatado o uso de dezenas de pneus descartados a céu aberto para contenção de barrancos. Os pneus acumulavam água parada, configurando risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação contou com o apoio da Fiscalização Sanitária e Ambiental.
As ocorrências destacam o compromisso do Comando Ambiental na fiscalização e preservação do meio ambiente, atuando para proteger a saúde pública e combater práticas irregulares. Os responsáveis serão responsabilizados por crimes de poluição e outras infrações ambientais.
*Informações BABM