Segurança
Publicado em 31/10/2025 às 09:05
Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa em área de preservação em Liberato Salzano
Ação do Batalhão Ambiental identificou supressão irregular de 4,1 mil metros quadrados no Bioma Mata Atlântica
A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, nesta quinta-feira, 30 de outubro, a destruição de vegetação nativa no interior do município de Liberato Salzano.
A ação ocorreu após uma denúncia recebida via COPOM, que levou os policiais militares até a área suspeita. Com o auxílio de um drone, foi possível constatar a supressão de vegetação nativa pertencente ao Bioma Mata Atlântica, atingindo aproximadamente 4.100 metros quadrados. Parte da área degradada estava localizada em Área de Preservação Permanente (APP), caracterizada por um curso d’água e um açude formado por uma nascente.
De acordo com a análise do BABM, entre as espécies derrubadas estavam canela, açoita-cavalo, angico, umbuzeiro, coqueiro-jerivá e abacateiro. Parte da madeira retirada foi depositada junto ao recurso hídrico existente na propriedade.
Os policiais constataram que não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente para a intervenção. Diante da irregularidade, foi lavrado Boletim de Ocorrência Policial, e o responsável pela área foi autuado por crime ambiental.
A Brigada Militar reforça que ações de fiscalização e proteção ambiental seguem sendo realizadas em todo o Estado, visando preservar os recursos naturais e coibir práticas ilegais que comprometem o equilíbrio ecológico.
*Informações BABM