Geral
Publicado hoje às 09:38
Brigada Militar resgata pássaros silvestres mantidos em cativeiro ilegal em Nonoai
Duas residências foram flagradas mantendo pássaros silvestres em cativeiro
A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM), resgatou, nesta sexta, dia 30 de janeiro, pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro, no município de Nonoai.
Após reunir denúncias acerca de criação ilegal de pássaros silvestres, as equipes percorreram diversos locais no município. Durante a ação, duas residências foram flagradas mantendo pássaros silvestres em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
Na primeira residência, ao perceber a chegada dos policiais militares, o morador correu para abrir as gaiolas e soltar os pássaros que estavam presos. Três aves foram soltas, e um pássaro, da espécie popularmente conhecida como Trinca-ferro, foi resgatado pela guarnição. No local, foram apreendidas sete gaiolas e uma armadilha, conhecida por alçapão - material de captura de aves diretamente da natureza.
No segundo local, a equipe do 3ºBPAmb flagrou 6 pássaros mantidos em gaiolas, das quais 5 aves, da espécie Canário-belga, são consideradas aves exóticas, entretanto, foi encontrado um Azulão, pássaro silvestre que não possuía anilha. O morador não possuía autorização para criação amadora de pássaros silvestres.
As aves exóticas encontravam-se em gaiolas individuais, com alimentação e acesso à água, e a manutenção de aves exóticas em cativeiro é permitida, sendo dispensada a necessidade de licença ou autorização. O Azulão foi resgatado e encaminhado para avaliação veterinária.
Os responsáveis por manter os pássaros em cativeiro ilegal foram autuados e responderão por crime ambiental.
️A manutenção de aves silvestres em cativeiro, sem autorização, configura crime ambiental, além de causar sérios prejuízos ao equilíbrio ecológico.
*Com informações da Comunicação Social 3ºBPAmb