Últimas
Atualizado em 08/08/2025 às 17:01
Caiçara é contemplada com recursos para construção de 25 casas populares
As casas serão destinadas a famílias caiçarenses que se enquadrarem em critérios exigidos pela prefeitura
O município de Caiçara foi contemplado com recursos para a construção de 25 casas populares do Governo Federal. A informação foi confirmada pelo prefeito Zílio Roggia ao Grupo Chiru.
Zilio explicou que as casas serão destinadas a famílias caiçarenses que se enquadrarem em critérios que ainda serão definidos pela prefeitura. Será realizada uma análise do déficit habitacional do município, priorizando as famílias que não têm residência própria.
– As inscrições foram abertas junto à Secretaria de Assistência Social para nós buscarmos esse diagnóstico. A partir de então, saberemos quantas famílias não possuem lares próprios no município, com uma classificação e com os critérios a ser seguidos, através de leis e o segmento que se tem para que as pessoas sejam beneficiadas –, explicou o prefeito.
Ainda segundo ele, foi adquirida e legalizada uma área de dois hectares no Distrito do Ipuaçu, onde a maioria das casas devem ser construídas. Além disso, foi aprovado através da Câmara de Vereadores, desmembramento de cerca de 10 terrenos no Distrito Industrial, lugar que também receberá casas. O loteamento foi adquirido em 2014, na gestão passada de Zílio.
O prefeito também explicou uma dúvida recorrente: as casas não poderão ser construídas nas propriedades dos moradores, e sim nos terrenos públicos adquiridos pela prefeitura.
Os interessados podem procurar mais informações e realizar a inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17 horas.
Mais 20 casas foram solicitadas
Na última terça-feira, 5, durante viagem a Porto Alegre, Zilio esteve no gabinete do secretário de Habitação e Regularização Fundiária do Governo do RS, Carlos Gomes, para a entrega da documentação referente à solicitação de mais 20 unidades habitacionais para o município.
– É de suma importância porque as pessoas vão ter onde morar. Estamos muito esperançosos pelas 20 casas do Estado, e já com as 25 do Governo Federal. A gente pediu mais, mas se vier essas 45 já é de bom tamanho, para nós atendermos principalmente as mães e pais de família que possuem filhos, e que até o momento não tiveram como adquirir uma casa para morar –, destacou o prefeito.
Na viagem, ainda foi solicitado recursos junto ao vice-governador, Gabriel Souza, e também à Secretaria de Agricultura para a doação de uma escavadeira hidráulica. A documentação está sendo encaminhada.