Arquivo
Atualizado em 04/05/2017 às 08:40
Caiçara - Ex vice-prefeito do município participa de encontro com deputada Zilá
Na manhã de quarta-feira (05) o ex vice-prefeito de Caiçara, Silvano Faccin, esteve no gabinete da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) em Porto Alegre.
Entre os assuntos tratados o trabalho que a deputada está coordenando no debate sobre os biodigestores, uma vez que a região Médio Alto Uruguai tem uma grande potencialidade na produção de *biomassa, o que pode gerar renda aos produtores.
Após a primeira audiência pública realizada no mês de abril na Assembleia Legislativa gaúcha, foi formado um grupo de trabalho para debater o assunto. “Investimento nesta tecnologia faz bem à natureza e ao bolso do produtor”, enfatiza a deputada, que acrescenta “queremos com este grupo encontrar possibilidades de tornar os biodigestores viáveis aos produtores rurais, transformando assim passivos em ativos. Cada vez mais precisamos investir em soluções sustentáveis que auxiliem na preservação do meio ambiente”.
O QUE SÃO BIODIGESTORES?
São equipamentos abastecidos com matéria orgânica (dejetos de suínos, aves, bovinos ou restos de alimentos) que geram gás metano por meio de uma reação biológica de bactérias, o biogás. Outro produto que pode ser gerado a partir desta tecnologia é o biofertilizante, que pode ser usado na agricultura.
1º REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO
A primeira reunião do grupo de trabalho que irá debater os Biodigestores será realizada no dia 15 de maio em Porto Alegre.
Assessoria de Imprensa
Jornalismo Grupo Chiru Comunicações