Geral
Publicado em 25/07/2025 às 09:45
Caiçara implementará plataforma digital para proteção dos direitos das crianças e adolescentes
Equipe da administração municipal esteve em Porto Alegre para capacitação no Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar
O município de Caiçara está se preparando para dar um importante passo na proteção dos direitos das crianças e adolescentes: a implementação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (SIPIA-CT), uma plataforma digital utilizada em todo o país para registrar e acompanhar atendimentos realizados pelos Conselhos Tutelares.
Por meio da Portaria nº 105/2025, a administração municipal designou a primeira-dama e assistente social Veranice Tatto Roggia como Coordenadora Técnica Municipal do Sistema. Após participar de uma capacitação sobre o SIPIA-CT em Porto Alegre, Veranice assumiu a responsabilidade de repassar os conhecimentos às conselheiras tutelares do município, que já iniciaram uma série de encontros semanais voltados à preparação para o uso da nova ferramenta.
O SIPIA-CT é considerado um dos principais instrumentos na garantia dos direitos da população infantojuvenil. A plataforma permite o registro, acompanhamento e tramitação de casos atendidos pelos conselheiros tutelares, além de facilitar a articulação com a rede de serviços e assegurar a integridade, a segurança e a organização das informações.
Além de fortalecer a atuação dos Conselhos Tutelares, o uso da plataforma digital contribui para a formulação de políticas públicas mais eficazes, com base em dados reais e padronizados, permitindo respostas mais adequadas às demandas locais.
Segundo o cronograma da Coordenadoria Estadual do SIPIA, Caiçara tem até o dia 11 de agosto de 2025 para iniciar os registros oficiais na plataforma.
*Informações da Prefeitura de Caiçara