Geral
Publicado em 23/01/2023 às 14:49
Caiçara recebe câmara fria para farmácia do município
Com capacidade para 280 litros, a câmara será utilizada para armazenar medicamentos de alto custo
Na sexta-feira, 20 de janeiro, a Administração Municipal de Caiçara, através da Secretaria de Saúde, realizou a instalação da câmara fria adquirida para a farmácia municipal.
Com capacidade para 280 litros, a câmara será utilizada para armazenar medicamentos de alto custo (biológicos, imunobiológicos e insulina). A aquisição foi realizada com recurso do Programa Qualifar-SUS. Antes, esses medicamentos eram armazenados em refrigeradores convencionais, do tipo frost free.
A responsável técnica pelo setor, Daylana Martins, explicou que o investimento tem um grande ganho para os usuários dos serviços de saúde, porque o armazenamento adequado desses medicamentos garante a eficácia dos tratamentos.
Segundo a especialista, a câmara de conservação assegura que os medicamentos termolábeis (sensíveis a ação da temperatura) sejam armazenados conforme as normas sanitárias (RDC 430 – Anvisa), impedindo a variação da temperatura, além de evitar perdas de produto em casos de queda de energia, o que ocorre no uso dos refrigeradores convencionais. A nova Câmara ainda mantém a temperatura por até 24 horas em caso de falta de energia elétrica.
“É de grande satisfação entregar aos pacientes o medicamento devidamente armazenado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de cada usuário. Agradecemos imensamente à Gestão Municipal pela importante aquisição”, afirmou a farmacêutica.
O Prefeito em Exercício, Dirceu Antônio Stefanello, esteve presente no momento da instalação do equipamento e contou que essa é mais uma importante conquista para a gestão. “Em 2021, também conquistamos uma câmara fria para a conservação de vacinas, e agora a nossa equipe segue buscando melhorias para o município em todas as áreas. Esses avanços nos trazem muita felicidade para continuar”, salienta o gestor municipal, explicando que o equipamento também traz melhores condições para o trabalho dos profissionais da saúde que atendem a população caiçarense.
Também presente na instalação da Câmara Fria, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Liberalesso, comenta que é uma grande alegria poder comprar esse reservatório, já que é uma demanda que sempre existiu na farmácia. “Temos uma preocupação muito grande com a saúde, e essa aquisição vem trazer mais qualidade e segurança para os medicamentos e para o atendimento aos munícipes”, explica Daniel.