Geral
Atualizado hoje às 11:38
Caixa inicia pagamento do Abono Salarial 2026 na segunda-feira, 16 de fevereiro
Cerca de 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro recebem nesta etapa; total de beneficiados pode chegar a 22,2 milhões
A Caixa Econômica Federal inicia, nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, o pagamento do Abono Salarial calendário 2026, referente ao ano-base 2024. O crédito será feito de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do trabalhador.
Neste mês, o banco pagará R$ 2,2 bilhões a aproximadamente 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro. A estimativa é de que, até o final do calendário, cerca de 22,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas.
O cronograma segue o mês de nascimento do trabalhador, conforme definido pelo governo federal.
Como sacar
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito diretamente em conta. Os demais beneficiários terão acesso aos valores por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pelo banco, sem custos adicionais.
A movimentação pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, que permite pagar contas, realizar transferências, compras com cartão de débito virtual e pagamentos em maquininhas.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento oficial com foto. Também é possível sacar sem cartão nos terminais de autoatendimento, utilizando biometria previamente cadastrada.
O que é o Abono Salarial
Instituído pela Lei nº 7.998/90, o Abono Salarial pode chegar ao valor de até um salário mínimo, proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base. O pagamento segue calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Caixa atua exclusivamente como agente pagador do benefício. Cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) habilitar os trabalhadores que têm direito e encaminhar as informações ao banco para pagamento.
Quem tem direito no calendário 2026
Tem direito ao benefício o trabalhador:
Inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
Que tenha exercido atividade remunerada com vínculo formal por no mínimo 30 dias em 2024;
Com remuneração média mensal de até R$ 2.766 no ano-base.
Também é necessário que as informações do contrato de trabalho tenham sido declaradas corretamente pelo empregador no eSocial referente a 2024.
Recebem o Abono Salarial pela CAIXA os trabalhadores vinculados a empresas privadas. Já os servidores públicos, inscritos no PASEP, recebem o benefício pelo Banco do Brasil.
Canais de atendimento
Dúvidas sobre processamento de informações (RAIS/eSocial), identificação, concessão e valor do benefício devem ser esclarecidas nos canais do Ministério do Trabalho e Emprego:
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
Portal Gov.br;
Canal telefônico 158.
Os dados de pagamento para nascidos entre fevereiro e dezembro serão liberados gradualmente, conforme o banco recebe as informações do MTE, seguindo o calendário oficial do Abono Salarial.
*Com informações Ascom/Caixa