Menu

19°

Palmitinho - RS
31° max
18° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
31° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania chega a Frederico Westphalen

    Iniciativa destaca segurança, tecnologia e consciência cidadã nas eleições

    A Administração do TRE-RS iniciou, em julho, um roteiro pelo interior do Estado, para lançar a campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania. As primeiras cidades que receberam o projeto foram Cachoeira do Sul, Lajeado, Caxias do Sul, Santa Maria e Santana do Livramento.

    Nesta quarta-feira, 11 de setembro, às 15 horas, a campanha será lançada em Frederico Westphalen, na Subseção da OAB/RS.

    A comitiva do TRE é formada pela presidente, desembargadora Marilene Bonzanini, pelo vice-presidente e corregedor, desembargador André Luiz Planella Villarinho, pelo desembargador eleitoral substituto Miguel Antônio Silveira Ramos, pelo diretor-geral Josemar Riesgo, pelo secretário judiciário Rogério Vargas, pelo secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto, pela secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Ana Gabriela Veiga e servidores da Presidência e da Comunicação do TR/RS, além de representantes da Escola Judiciária Eleitoral do RS (EJERS).

    Na ocasião, a Justiça Eleitoral destacará os dois recentes passos tecnológicos dados pela instituição: o Processo Judicial Eletrônico (PJE) e a identificação biométrica dos eleitores. A implantação do PJE no Rio Grande do Sul começou em 2015, inicialmente apenas no TRE. Até o final de 2019, o processo alcançará todas as Zonas Eleitorais, passando a ser usado de forma plena no Estado.

    O PJE é um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável.

    Desde 2015, o cadastramento biométrico chegou a todo o Rio Grande do Sul. Quem procura a Justiça Eleitoral para fazer alistamento, revisar dados ou mudar domicílio, tem a biometria coletada.

    Além disso, para concluir o processo de recadastramento, é usado o mecanismo de revisão do eleitorado. Em 426 cidades gaúchas, este processo já foi concluído. Desde março de 2019, os eleitores de outros 50 municípios do RS foram convocados a comparecerem aos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor para fazerem o cadastramento biométrico e a atualização de dados no cadastro. Quem não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado, terá seu título eleitoral cancelado.

    Os 21 municípios restantes, inclusive Porto Alegre, só terão os eleitores convocados obrigatoriamente em 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nessas cidades. Desta forma, evita-se filas e faz-se com que o procedimento seja mais rápido. A biometria é responsável por uma garantia ainda maior de segurança no voto.

    Por fim, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), ligada à Presidência do TRE-RS, apresentará o programa Lideranças do Futuro. O projeto busca atender diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a orientação contida no Plano Estratégico de fomentar a aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade e a promoção da cidadania. A EJERS se propõe a estimular a participação dos jovens, futuros eleitores, no processo eleitoral e também promover o interesse pela atividade política, com o objetivo de formar, além de eleitores, futuras lideranças.

    Fonte: TRE/RS

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Alex Nunes - O Barbicaho

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00