Menu

21°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Candidatos do Enem 2025 poderão consultar os resultados dia 16 de janeiro

    Saiba como usar as notas para ingressar ao ensino superior

    Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estarão disponíveis no dia 16 de janeiro. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro. 

    A conferência das notas individuais poderá ser feita na Página do Participante, onde também poderão ser consultadas as notas da redação e das quatro áreas do conhecimento avaliadas. Para os candidatos que realizaram a prova como treineiros, o boletim individual será publicado posteriormente.

    Os resultados do Enem são facilitadores para o ingresso ao ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) possui três programas de acesso às universidades: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

     

    Sisu

     

    O Sistema de Seleção Unificada tem o objetivo de democratizar o acesso às Instituições Públicas de Educação Superior (IES) de todo o país. O MEC permite que participem do Sisu candidatos que realizaram uma das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.

    Em 2026, o Sisu oferece 274.876 vagas em cursos de graduação gratuitos. Em comparação com 2025, houve um aumento de 13.097 vagas, que representa um aumento de 5%.

    O sistema estará aberto para inscrições entre os dias 19 a 23 de janeiro. Para este ano, as universidades federais do Rio Grande do Sul ofertarão, ao todo, 13.557 vagas. 

     

    Prouni

     

    O Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudos em universidades privadas, que podem ser integrais, que cobrem todo o valor da mensalidade, ou parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade. O Prouni abre inscrições duas vezes ao ano, com a nota obtida com o Enem.

    Para se inscrever no programa, o candidato deve seguir às exigências previstas. As bolsas integrais exigem que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo e as bolsas parciais não podem exceder 3 salários mínimos.

    As inscrições para o primeiro semestre estarão abertas entre os dias 26 a 29 de janeiro. A primeira chamada acontecerá no dia 3 de fevereiro e a segunda no dia 2 de março. A manifestação para interesse na lista de espera será entre os dias 25 e 26 de março, o resultado sai no dia 31 de março.

     

    Fies

     

    O Fundo de Financiamento Estudantil é um modelo de financiamento de graduação de estudantes em cursos presenciais e com avaliação positiva no MEC. O programa financia até 100% do valor dos encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino com adesão ao Fundo, de acordo com a renda familiar bruta do estudante.

    Para estar apto a solicitar o financiamento, o candidato deve ter participado do Enem a partir da edição de 2010, com média aritmética das provas igual ou superior a 450 pontos e nota da redação superior a zero. O período de inscrições começará no dia 14 de janeiro e terminará em 16 de janeiro.

    Após a inscrição,a documentação exigida será avaliada junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição do ensino superior. O candidato precisará validar suas informações com um agente financeiro no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pelo CPSA.

     

    *Com informações do MEC e Inep

    Beatriz Vieira - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Gislaine Moraes 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Gislaine Moraes

    19:00 - 21:00