Menu

25°

Palmitinho - RS
32° max
18° min

Fechar

25°

Palmitinho - RS
32° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Casas Familiares Rurais de FW e Alpestre renovam parceria com o governo do Estado para formação de jovens do Campo

    A iniciativa dá continuidade a oferta educacional qualificada e continuada no meio rural

    O governo do Estado firmou nesta terça-feira, 23 de dezembro, por meio da Secretaria da Educação e da Casa Civil, a continuidade da parceria com oito Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais que atuam na formação de jovens do meio rural, inclusive a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Regional de Alpestre, a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Santo Isidoro, de Frederico Westphalen. A medida amplia o atendimento da Educação do Campo e fortalece políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

    A parceria envolve ainda as escolas Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), a Escola Família Agrícola da Região Sul (Efasul), a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra e a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas.

    A iniciativa reconhece o papel estratégico dessas instituições, que adotam a Pedagogia da Alternância, uma metodologia que integra o ensino escolar à prática produtiva e à realidade das famílias e comunidades onde os estudantes vivem. "As EFAs combatem o êxodo rural, promovem a sucessão familiar e incentivam o desenvolvimento sustentável. Um caminho importante para a qualidade de vida da nossa população e o fortalecimento do campo, de onde vem parte robusta do nosso PIB", destaca o chefe da Casa Civil,  Artur Lemos. 

    – Estamos valorizando o que essas escolas fazem em suas comunidades. E o que assinamos hoje é muito mais do que um repasse de recursos: é um investimento no futuro do Estado a partir de uma metodologia na qual acreditamos muito –, ressalta a secretária da Educação em exercício, Stefanie Eskereski. Com isso, o Estado também amplia e consolida uma oferta educacional qualificada e continuada no meio rural, alinhada às diretrizes da Educação do Campo, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às políticas públicas estaduais e federais.

    Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o compromisso do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.

    Benefícios

    Entre os principais benefícios esperados com a celebração da parceria estão:

    redução da evasão e do êxodo escolar no campo;

    fortalecimento da sucessão rural, com jovens preparados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável de seus territórios;

    melhoria das práticas agroecológicas e produtivas nas unidades familiares;

    e geração de oportunidades de trabalho e renda no meio rural.

    A parceria também contribui para a valorização das EFAs como espaços fundamentais de formação integral e de promoção da cidadania no campo.

    A proposição encontra respaldo legal na Lei Federal 14.113/2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e autoriza a ampliação das matrículas da Educação do Campo em instituições reconhecidas como Centros Familiares de Formação por Alternância para fins de distribuição de recursos.

    No âmbito estadual, a iniciativa está amparada pela Lei 14.278/2013, que institui a política de apoio às Escolas Famílias Agrícolas no Rio Grande do Sul.

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Sul Bandas com Vilmar Luza 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    A Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Vilmar Luza

    17:00 - 19:00