Menu

27°

Palmitinho - RS
29° max
20° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
29° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Catedral Santo Antônio voltará a ter 10 pináculos

    Novas estruturas pesam cerca de 200 kg cada uma

    A majestosa Catedral Santo Antônio, um dos maiores símbolos de Frederico Westphalen em seu projeto arquitetônico original contava com 10 pináculos, oito pequenas torres se somavam as duas torres principais da igreja, estruturas que caíram depois de temporais e acabaram sendo retiradas há quase 60 anos.

    Por decisão da Comissão de reforma da Catedral, essas estruturas estão sendo recolocadas, ainda nesta semana serão concluídas a colocação de três das oito estruturas que terão cerca de 5,5 metros e pesam 200 kg. “O artista que está fazendo os pináculos só concluiu esses três e a gente já vai coloca-los, assim que os demais forem concluídos também serão recolocados”, comentou o sócio proprietário da Construtora Cavalheiro, responsável pela obra, Anderson Cavalheiro.

    Apesar de semelhante as estruturas originais, totalmente feitas em cimento e pesando 2.094 quilos cada um, as novas torres estão sendo feitos pelo artista plástico José Alexandre Dreyer com uma estrutura metálica interna, recoberto com fibra de vidro e preenchido com espuma expansiva. Para dar acabamento semelhante ao cimento está sendo feito uma cobertura em resina e areia. “São três partes, a base de todos já está colocada. Agora estamos colocando as outras duas partes das tores já prontas. Elas ainda vão ter um acabamento nas emendas igual aos da catedral, também feitos em fibra”, explicou Cavalheiro.

    Os originais

    As pequenas torres foram construídas junto com a Catedral Santo Antônio, porém foi decidido pela retirada das mesmas após cinco delas terem caído entre os anos de 1958 e 1961 durante temporais que atingiram a cidade.

    O primeiro vendaval ocorreu em 27 de agosto de 1958, quando três pináculos foram derrubados, as estruturas caíram sobre a parte direita da velha igreja. Já no dia 30 de novembro de 1961, um segundo vendaval derrubou mais duas das pequenas torres.

    Como as estruturas eram pesadas e ficam há quase 50 metros de altura os prejuízos com a queda dos pináculos foi grande e os engenheiros, responsáveis pela obra, na época, decidiram pela retirada dos três que ainda restavam ficando a catedral por 58 anos sem as pequenas torres.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza, Giovane Sabino, Nelson Buzatto e Andrei Sartori

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00