Esportes
Publicado em 06/10/2025 às 16:14
CBF afasta árbitros e determina reciclagem após polêmicas em jogos do Brasileirão
Decisões contestadas em São Paulo x Palmeiras e Bragantino x Grêmio validos pela da 27ª rodada levaram a entidade a afastar os profissionais
A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou, nesta segunda-feira, 6 de outubro, o afastamento dos árbitros Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior, que trabalharam no confronto entre Red Bull Bragantino e Grêmio, em Bragança Paulista e os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, que conduziram o clássico entre São Paulo e Palmeiras no Morumbis, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A arbitragem será submetida a um programa de aperfeiçoamento após erros apontados durante as partidas, por isso foram retirados do quadro de escalas, de forma temporária.
Em Bragança, o Bragantino teve pênalti marcado nos acréscimos e o Grêmio terminou com um jogador expulso, situações que geraram protestos dos gaúchos. O clube acionou a CBF pedindo explicações pelas decisões da arbitragem.
Leia mais:
Com arbitragem polêmica e gol nos acréscimos, Red Bull Bragantino vence o Grêmio
No duelo paulista, os são-paulinos reclamaram de um pênalti não assinalado e da ausência de cartão vermelho para Andreas Pereira quando o placar ainda era 2 a 0. O Tricolor argumenta que poderia ter ampliado a vantagem e jogado com um atleta a mais, mas acabou sofrendo a virada: vitória palmeirense por 3 a 2.
Comunicado da CBF
Em comunicado oficial a entidade se limitou a dizer: "A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades".
**Sob supervisão de Heloise Santi