Geral
Publicado hoje às 14:54
Centro de Atendimento em Saúde TEAcolhe está implantado em Cerro Grande e atendendo oito municípios
Serviço oferece atendimentos multidisciplinares, com foco na inclusão social, no desenvolvimento pessoal e apoio às famílias.
Já está em funcionamento em Cerro Grande o o Centro de Atendimento em Saúde (CAS) TEAcolhe, espaço que integra a Política Estadual de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A iniciativa garante suporte especializado multidisciplinar, com foco na inclusão social, no desenvolvimento pessoal e no apoio às famílias de crianças, adolescentes e adultos com autismo.
O serviço funciona junto à sede da APAE e atende, ao todo, a população de oito municípios da região. O CAS/TEAcolhe consiste em um espaço que presta um serviço regional especializado, com acesso via Sistema de regulação de consultas especializadas do SUS (Gercon) para atendimento e avaliação de casos de autismo ao longo de todo o ciclo de vida.
Atendimento especializado e estrutura regional
O centro oferece avaliação e acompanhamento por equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos e fonoaudiólogos, além de terapias específicas e instrumentos de diagnóstico, como o teste WISC IV - um instrumento clínico que avalia a capacidade cognitiva de crianças e adolescentes, adquirido pela prefeitura do município. A proposta é atender à crescente demanda por suporte especializado e fortalecer a rede de cuidado à pessoa com deficiência.
Conforme a portaria estadual, o CAS/TEAcolhe de Cerro Grande deve abranger a população da respectiva região de saúde, respeitando as pactuações estabelecidas na regulação dos serviços de atenção especializada da rede de cuidados da pessoa com deficiência.
Além disso, o município está conectado à rede estadual, que conta com Centros de Referência Regionais e com o próprio CAS, garantindo suporte contínuo às pessoas com TEA em todo o Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Saúde.
Investimentos em saúde e educação
Além da aquisição do teste, a Prefeitura de Cerro Grande tem realizado aportes para qualificar os atendimentos e serviços do CAS, como a realização de formações para monitores escolares sobre o TEA. As capacitações ocorrem em parceria com a Apae e com o Governo do Estado
O prefeito Álvaro Decarli (PP) destacou a importância da implantação do centro e agradeceu ao Governo do Estado pela viabilização do serviço. “Essa é uma conquista muito importante para Cerro Grande e para toda a região. Agradecemos ao Governo do Estado por esse apoio. Contar com um centro regional de atendimento ao autismo representa um grande avanço e reafirma o compromisso da nossa gestão com o cuidado às pessoas”, afirmou o prefeito.
O gestor também elencou a implantação do CAS/TEAcolhe como uma das principais realizações da atual administração. “Essa é uma das obras mais significativas da nossa gestão, porque cumpre com a missão do poder público, que é cuidar das pessoas e garantir dignidade e qualidade de vida às famílias”, completou.
*Informações da Prefeitura de Cerro Grande/Edevaldo Stacke