Geral
Atualizado em 05/09/2025 às 08:08
Cerro Grande terá unidade do TEAcolhe e fará 900 atendimentos mensais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Município será referência para oito cidades da região, mas também terá consultas via Gercon para todo o RS.
O município de Cerro Grande foi selecionado pela Secretaria Estadual de Saúde e será a sede de uma nova unidade do TEAcolhe RS, programa voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O espaço funcionará na Apae do município e contará com uma equipe multidisciplinar para o atendimento, que deve iniciar em até 90 dias. Ao menos dois médicos, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicopedagoga e fonoaudióloga farão parte da equipe, que já está disponível para iniciar as atividades, informou o prefeito Álvaro Decarli.
Centro de referência regional e estadual
O TEAcolhe de Cerro Grande deverá fazer 900 atendimentos mensais a pessoas com TEA que residem em oito municípios da região. Cidades vizinhas, como Novo Tiradentes, Lajeado do Bugre, Pinhal, Sagrada Família e Jaboticaba, por exemplo, terão no TEAColhe de Cerro Grande a referência, conforme Decarli. A definição exata dos municípios ainda não concluída, acrescentou o prefeito.
O espaço estará integrado ao Sistema de regulação de consultas especializadas do SUS, também chamado de Gercon. Isso significa que a unidade poderá receber pessoas de outras regiões conforme a disponibilidade de vagas.
“Cerro Grande vai virar um centro de referência no tratamento do transtorno do espectro autista. É uma responsabilidade muito forte que estamos assumindo, mas já estamos com uma equipe de profissionais muito bem montada. Temos que dar resposta a toda essa confiança”, disse Decarli.
O prefeito ainda mencionou que o projeto de Cerro Grande foi escolhido em uma “disputa” com municípios de maior porte que também se candidataram. “Iniciamos a elaboração do projeto ainda em março, elaboramos uma proposta sólida, de acordo com o que a Secretaria da Saúde necessitava, e estamos muito felizes com a seleção”, mencionou.
Após a assinatura do convênio, a Secretaria da Saúde fará repasses para a prefeitura, que terá a responsabilidade de fazer a gestão do TEAcolhe, com a manutenção do espaço e da equipe.
TEAcolhe de Cerro Grande será a 4ª da região
O TEAColhe em Cerro Grande será a 4ª unidade do programa na área da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Palmeira das Missões. Hoje, os atendimentos acontecem em Palmeira das Missões, Constantina e Coronel Bicaco. Na área das demais CRSs da região há unidades em Três Passos, Frederico Westphalen e Nonoai.
Sobre o TEAColhe
O TEAcolhe RS busca garantir e promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo. Desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e a apoio às famílias estão entre as metas do programa.
Aspectos social, familiar, econômico, sociodemográfico, de saúde, cultural, educacional, religioso, dentre outros são considerados nos atendimentos dos profissionais.