Geral
Publicado em 22/12/2025 às 17:49
Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos em Frederico Westphalen
Chuva na tarde desta segunda-feira acumulou grande volume em curto período e voltou a evidenciar problemas de drenagem urbana no município
Uma forte chuva atingiu Frederico Westphalen na tarde desta segunda-feira, 22 de dezembro, causando transtornos em diferentes pontos da cidade. O temporal começou por volta das 16 horas e, em menos de 20 minutos, acumulou cerca de 35 milímetros de precipitação, conforme dados do Corpo de Bombeiros, registrados no centro do município. um Acumulado que até o momento ultrapassa 65 milímetros.
O grande volume de água em curto espaço de tempo voltou a evidenciar problemas históricos de drenagem urbana. Entre os locais mais afetados esteve a Rua Campos Elíseos, no Centro, um dos tradicionais pontos de alagamento, onde a água tomou parte da via, adentrou estabelecimentos e residências, dificultou o tráfego de veículos e a circulação de pedestres.
De acordo com o secretário da adminitração, Ernesto Baggio, que acompanha o secretário Valdenir Cadore pelas ruas da cidade, também foram registrados alagamentos no entorno do Clube Ipiranga, na Rua Maurício Cardoso, nos bairros Jardim Primavera, Aparecida e Santo Inácio, além do Bairro Fátima, especialmente nas ruas Argentina, onde houve também desmoronamento, e Júlio de Castilhos. Houve ainda pontos de acúmulo de água ao longo da Avenida Arthur Milani e nas ruas Cai e 15 de Novembro.
– Priorizamos em percorrer aqueles locais onde o problema já não é tão corriqueiro, mas sabemos que há muitos pontos afetados, não temos o levantamento de quantas residências ou estabelecimentos comerciais, mas foram inumeros atingidos. Pedimos inclusive que a comunidade colabore enviando os registros para posterior levantamento dos danos – disse Baggio.
Na área próxima ao acesso da BR-386, nas imediações da Bakof, também houve registro de alagamento, gerando transtornos para motoristas que trafegavam pela região.
A prefeita em exercício, Marizete Frozzi, salientou que está sendo mobilizado pessoal e maquinas para a desobstrução das bocas de lobo e tentar minimizar os impactos desses alagamentos.
A intensidade da chuva pegou moradores de surpresa, provocando acúmulo rápido de água nas ruas, especialmente em regiões mais baixas do município. Apesar dos transtornos e dos danos pontuais, até o momento não há registro oficial de feridos.
Os órgãos de segurança e defesa civil seguem monitorando a situação e orientam a população a redobrar a atenção em períodos de instabilidade climática, evitando áreas conhecidas por alagamentos.