Geral
Atualizado em 24/12/2025 às 08:17
Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos em municípios da região
Há registros de alagamentos e enchentes em Erval Seco, Rondinha, Lajeado do Bugre e Jaboticaba.
O grande volume de chuva registrado na tarde desta terça-feira, 23 de dezembro, causou alagamentos e transtornos em diversos municípios da região, afetando áreas centrais, rodovias e comunidades do interior.
Em Rondinha, a precipitação intensa provocou alagamento na região central do município. Conforme a Administração Municipal, a tubulação existente não suportou o volume de água, ocasionando transtornos. Em pouco mais de 25 minutos, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva, o que resultou no transbordamento da sanga Mottin, localizada próxima ao centro da cidade. Por volta das 14h45, também foram registrados pontos de alagamento na ERS-404. Até o momento, não há levantamento oficial sobre danos materiais.
Já em Erval Seco, a chuva concentrada em curto espaço de tempo causou alagamentos em diversas avenidas do centro do município, atingindo moradores, comerciantes e o tráfego de veículos. Em alguns trechos, a circulação chegou a ficar paralisada devido ao acúmulo de água, barro e entulhos. Há registros de alagamentos nas avenidas Capitão Balbino e Herman Mayer, além de ruas da área central e bairros próximos. A Prefeitura informou que equipes da Secretaria de Obras atuam na limpeza das vias. O rio Lajeado Lambedor permaneceu dentro do leito normal, sem transbordamento.
Em Jaboticaba, foi registrada enchente na Linha Piancentini, Linha São Luiz, Distrito de Trentin e outras comunidades do interior, onde a chuva intensa das últimas horas provocou transtornos à comunidade local, especialmente em áreas mais baixas, impossibilitando, inclusive a trafegabilidade com vias interrompidas onde a água passou por cima das pontes.
Também houve registro de alagamento no centro de Lajeado do Bugre, em decorrência do grande volume de chuva acumulado em curto período. A entrada da cidade e outros pontos também registram alagamentos e no interior houve pontos onde os rios transbordaram deixando comunidades isoladas.
Não há registro de feridos e a Defesa Civil ainda realiza o levantamento dos dados.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para instabilidades que atuam nas regiões Noroeste e Norte do Estado, de acordo com o comunicado, as regiões proximas a Frederico Westphalen e Seberi podem registrar chuva forte e persistente e raios. o alerta é válido até 19 horas do dia 23 de dezembro, com risco ALTO de alagamentos.
Evite áreas de risco. Emergência ligue 190/193.