Região
Atualizado em 12/12/2025 às 17:30
CIGRES aprova criação de setor de produção de asfalto para atender municípios da região
O consórcio foi contemplado com parte do recurso para aquisição do maquinário pela Consulta Popular
A criação de um setor voltado à produção de asfalto no Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES) foi aprovada por unanimidade durante Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira, 11 de dezembro, na sede administrativa do Consórcio. O encontro reuniu prefeitos e representantes das Prefeituras consorciadas, consolidando mais um avanço importante na integração regional.
A proposta, debatida ao longo deste ano por gestores da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), tem como objetivo otimizar os serviços de pavimentação nos municípios, especialmente em pequenos reparos e manutenções viárias. A medida busca garantir mais agilidade, economia e eficiência na execução dessas demandas, que costumam impactar diretamente a mobilidade e o dia a dia das comunidades. O projeto também foi escolhido pela comunidade como uma das prioridades na Consulta Popular 2025/2026.
Leia mais:
Cigres terá braço de atuação em pavimentações asfálticas com economia para municípios
Proposta da AMZOP na Consulta Popular visa levar asfalto para comunidades do interior
Além da criação do setor de asfalto, a Assembleia aprovou o Plano de Atividades do CIGRES para 2026, que inclui ainda o desenvolvimento de licenças ambientais e outras ações estratégicas para o fortalecimento do Consórcio.
O presidente da AMZOP e prefeito de Seberi, Adilson Adam Balestrin, destacou que a iniciativa é resultado da união dos gestores municipais. “Esta é uma construção coletiva, pensada a partir da realidade dos municípios que enfrentam dificuldades para realizar manutenções frequentes. Com essa estrutura, ganhamos eficiência e reduzimos custos”, afirmou.
O presidente do CIGRES e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, reforçou a relevância da decisão. “A aprovação deste projeto representa um passo significativo para ampliar a capacidade de atendimento do CIGRES, fortalecendo a cooperação regional e trazendo soluções práticas para demandas recorrentes das administrações municipais”, disse.
Também participaram da Assembleia o coordenador-geral do CIGRES e ex-prefeito de Iraí, Vilson Bernardi, e o secretário-executivo da AMZOP e ex-prefeito de Seberi, Luiz João Queiroz, que enfatizaram o caráter técnico e estratégico da proposta. O encontro contou ainda com a presença do presidente da AMUCELEIRO e prefeito de Redentora, Malberk Dullius, além de outros prefeitos e lideranças regionais.
*Com informações Ascom/Amzop