Agro
Publicado ontem às 17:24
Claudinei Baldissera assume presidência da Emater/RS-Ascar
Extensionista assume no lugar de Luciano Schwerz
O extensionista rural Claudinei Moisés Baldissera foi conduzido à presidência da Emater/RS e à superintendência-geral da Ascar nesta quinta-feira, 5 de março, em Porto Alegre. A posse ocorreu durante Sessão Extraordinária Conjunta dos Conselhos Técnico-Administrativo (CTA) da Emater/RS e Administrativo (Conad) da Ascar, com aprovação unânime dos conselheiros.
Até então, Baldissera ocupava a função de diretor técnico da instituição, cargo para o qual foi eleito pelos empregados em 2023, para a gestão 2023/2026.
Ao assumir a presidência, destacou a importância da atuação dos extensionistas rurais e o papel da Emater/RS-Ascar no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Também ressaltou a parceria com o governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (Seapi), além do trabalho conjunto com o governo federal e os municípios.
– Eu carrego os valores da agricultura e assumir esse cargo é uma continuidade do trabalho que vem sendo realizado. Temos grandes desafios pela frente, mas temos a convicção de que, se fazia sentido há 70 anos para aqueles que tomaram a decisão de constituir a Ascar e estabelecer a extensão rural, faz ainda mais sentido ter um sistema de extensão rural muito bem preparado para aquilo que vem pela frente –, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Paim, ressaltou a importância da continuidade do trabalho desenvolvido pela instituição. Segundo ele, a Emater possui capilaridade e conhecimento técnico fundamentais para enfrentar os desafios da agricultura, especialmente da agricultura familiar. “A Emater tem a capilaridade e o conhecimento técnico que são fundamentais para superar os desafios da agricultura, em especial da agricultura familiar. O extensionista rural, lá na ponta, é fundamental para produzir, gerar renda e manter nosso produtor rural no campo com qualidade e retorno social e econômico”, destacou.
Baldissera substitui o também extensionista rural Luciano Schwerz, que é da região e esteve à frente da instituição entre setembro de 2024 e março de 2026. Integrante do quadro funcional da Emater/RS-Ascar, Schwerz retorna agora às suas funções no escritório municipal de Sarandi. “Quero agradecer a confiança que me foi dada e a todos que construíram essa caminhada até aqui. Foram 18 meses de dedicação e aprendizado muito grande, e agora retorno com gratidão ao trabalho no município de Sarandi para estar próximo dos produtores rurais”, afirmou.
*Informações Governo RS