Menu

26°

Palmitinho - RS
31° max
21° min

Fechar

26°

Palmitinho - RS
31° max
21° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Colapso na saúde de Chapecó traz gestores estaduais para o oeste

    Gabinete de crise será formado hoje no município

    O Governo de Santa Catarina instalará um gabinete de crise em Chapecó, devido ao grave momento que a saúde do município vive em decorrência a contaminação da Covid-19. Nesta segunda-feira, 15, por determinação do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), o chefe da Casa Civil, Eron Giordani e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro chegam à cidade.

    Além da instalação de um gabinete de crise, os secretários ficarão no município até a situação se normalizar. O governador Carlos Moisés chega em Chapecó na terça-feira, 16. O governador está em contato com o Ministério da Saúde sobre a situação de Chapecó.

    Atualmente, Chapecó possui 2.120 casos ativos da Covid-19, onde 123 pessoas estão internadas pelo vírus -53 em UTIs (37 em leitos públicos e 16 em leitos privados) e 62 em enfermaria (30 em leitos públicos e 32 em leitos privados).

    Conforme Administração Municipal, Chapecó já registrou 18.923 casos confirmados da doença e 155 mortes em decorrência do vírus.

    Jair Bolsonaro que descansa em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina também já foi informado da situação.

    - Estamos dando todo apoio necessário neste momento difícil que a região Oeste tem enfrentado. Neste mês, enviamos 17 respiradores, e agora vamos intensificar ainda mais as ações com uma equipe do Governo do Estado instalada na região -, reforça o governador Carlos Moisés.

    Estarão envolvidos na força-tarefa, além das equipes do Governo do Estado, o Ministério da Saúde, prefeituras da região, Comissão Intergestores Regional (CIR) e outros integrantes. A Força Aérea Brasileira (FAB) fará o apoio operacional.

    Alerta e protocolos em Chapecó

    A prefeitura de Chapecó alertou a população sobre a gravidade da situação dos hospitais e ambulatórios de Chapecó. O diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, disse que somente na manhã deste domingo, dos 53 testes realizados, 73% deram positivo para a Covid-19. Ele afirmou que, pelo nível de contaminação e por estar atingindo pessoas mais jovens há uma suspeita de variante da Covid-19, embora isso não tenha sido confirmado ainda.

    ​Prefeitura de Chapecó pediu ajuda também para médicos que atuam em Manaus​.

    ​As autoridades locais, incluindo diretores de hospitais da região, têm pedido que as pessoas redobrem os cuidados com as medidas sanitárias para evitar a proliferação da COVID-19. 
    A prefeitura de Chapecó determinou a suspensão das aulas presenciais e seguiu recomendação do Ministério Público para o fechamento de serviços não essenciais como bares, cinemas e teatros.

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Alex Nunes 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza e Dani Oliveira

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Alex Nunes

    10:00 - 12:00