Saúde
Atualizado em 04/12/2025 às 14:24
Com mais de 30 anos de experiência, Lisete Bison assume a administração do HDP
Especialista em gestão hospitalar e ex-diretora do Hospital Santo Antônio assume desafio de reposicionar o HDP
O Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen, apresentou na quarta-feira, 3 de dezembro, sua nova administradora: Lisete Cristina Bison, profissional com mais de três décadas de atuação na gestão de saúde. Natural de Tenente Portela, ela iniciou oficialmente as atividades no hospital na segunda-feira, 1º de dezembro, com a missão de contribuir para a recuperação financeira da instituição.
Graduada em Administração de Empresas, Lisete é pós-graduada em marketing, administração hospitalar, possui MBA em auditoria em saúde e em gestão de pessoas. Sua trajetória é fortemente marcada por trinta anos de atuação na Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio, de Tenente Portela, onde iniciou em 1992, assumiu a administração em 2003 e permaneceu por quase vinte anos no cargo.
Após esse período, Lisete ainda acumulou experiências na gestão pública. Foi secretária de Saúde de Tenente Portela entre 2022 e 2024. Em seguida, assumiu a administração do Hospital Beneficência Alto Jacuí, em Não-Me-Toque, e, em 2025, atuou como secretária de Saúde de Redentora, onde auxiliava na abertura de um hospital de pequeno porte.
Durante a apresentação, o presidente do HDP, Paulo Donin, destacou a importância da chegada da nova gestora. Segundo ele, a instituição passa por um momento de transição administrativa e encontra em Lisete a segurança necessária diante da expertise que ela acumula na área hospitalar.
Lisete afirmou que retorna à região em um momento de novos desafios e com disposição para contribuir. “Depois de trinta anos de hospital, me afastei por interesses pessoais. Enfrentei o desafio de atuar em Não-Me-Toque como gestora e, por motivos familiares, voltei para mais perto de casa. Em Redentora, estava auxiliando na abertura de um hospital de pequeno porte e agora chego para ajudar o HDP, que é um hospital que eu já conheço e sei da importância que tem, mas também do potencial”, relatou.
Sobre o cenário encontrado no HDP, ela enfatizou que a instituição está organizada e funcionando de maneira adequada, apesar do impacto financeiro acumulado.“O hospital está muito bem organizado operacionalmente. O que compromete é o déficit que se acumula ano após ano, numa conta que normalmente já não fecha. Mas vejo um potencial muito grande no HDP. Já temos dois ambulatórios novos praticamente homologados e vamos buscar outros dois para 2026. O hospital tem grande capacidade de crescimento”, destacou a administradora.
Lisete reforçou que a gestão trabalhará de forma transparente e próxima da comunidade. “Estamos com toda a equipe empenhada em realizar um trabalho responsável, transparente e comprometido com a comunidade”, concluiu.
A apresentação de Lisete ocorreu durante coletiva, onde o presidente juntamente com os demais gestores da casa de saúde apresentaram os números do HDP, que hoje conta com uma dívida de R$ 26.416.000,00.