Segurança
Publicado em 13/10/2025 às 16:10
Comarca de Rodeio Bonito realiza maior mutirão de audiências criminais da história do município
Ação conjunta do Judiciário, Ministério Público, Defensoria e advocacia busca acelerar julgamentos e ampliar a eficiência da Justiça
Nesta semana, a Comarca de Rodeio Bonito, no Noroeste gaúcho, realiza o maior mutirão de audiências criminais já promovido no município. A iniciativa, coordenada pelo Poder Judiciário, tem o objetivo de acelerar a tramitação de processos e garantir maior efetividade à prestação jurisdicional, com o apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública e da advocacia local.
Entre segunda-feira, 6 de outubro, e sexta-feira, 10 de outubro, foram pautadas 84 audiências de instrução e julgamento. Mesmo com o mutirão, as atividades ordinárias e extraordinárias da Comarca seguiram normalmente, incluindo plantões e audiências de custódia.
O Juiz de Direito Roberto Marques, titular da Comarca, explicou que o mutirão contempla processos relacionados às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) — especialmente os que priorizam o julgamento de ações mais antigas (Meta 2) e os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher (Meta 8), além de crimes de médio potencial ofensivo.
– Processos ágeis garantem que os direitos dos cidadãos sejam respeitados em tempo razoável, evitando a sensação de impunidade e o desgaste emocional das partes envolvidas. Esses mutirões reforçam a presença do Judiciário na vida das pessoas, demonstrando o compromisso com a solução dos conflitos e desempenhando um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e equitativa –, destacou o magistrado.
Cooperação interinstitucional e continuidade
Desde que assumiu a titularidade da Comarca, em julho deste ano, o juiz mapeou, com sua equipe, as principais demandas da unidade. A proposta do mutirão foi rapidamente acolhida pelos demais integrantes do Sistema de Justiça, o que permitiu a realização da força-tarefa nesta semana.
O objetivo é repetir a ação trimestralmente, ampliando o número de processos concluídos e garantindo maior celeridade no julgamento das ações criminais.
Além do juiz Roberto Marques, integram a força-tarefa a Promotora de Justiça Jéssica Cordeiro, o Defensor Público Marcus de Freitas Gregório, e os servidores Nicole Maia, Isabelle Carneiro e Bryan da Maia, com o apoio de advogados, estagiários, vigilantes e profissionais de limpeza.
A Comarca de Rodeio Bonito tem jurisdição sobre os municípios de Ametista do Sul, Cerro Grande, Cristal do Sul, Jaboticaba, Novo Tiradentes e Pinhal.
*Com informações TJRS