Geral
Publicado em 08/10/2021 às 15:46
Comissão de Economia promove encontro em Ametista do Sul para debater desafios do turismo
Encontro teve a participação de lideranças políticas e empresariais regionais, além de representantes do Ministério e Secretaria Estadual do Turismo
Os desafios do turismo durante e após pandemia - as potencialidades de Ametista do Sul e região - foram tema da audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, realizada naquela localidade, na noite de quinta-feira, 7 de outubro. O evento, com transmissão on line, foi coordenado pelo vice-presidente do colegiado, deputado Dalciso Oliveira (PSB) e contou com a participação de lideranças políticas e empresariais regionais, além de representantes do Ministério e Secretaria Estadual do Turismo.
Ametista do Sul é conhecida como a capital mundial da pedra ametista e caracteriza-se por atividades econômicas envolvendo essa pedra preciosa. O município faz parte da Rota das Águas e Pedras, formada por 15 outras localidades no noroeste gaúcho. entre elas Iraí, onde se destacam balneários de águas termais.
Dalciso Oliveira, que é presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo (Frentur), palestrou no início do encontro sobre a retomada da economia e do turismo no Rio Grande do Sul (RS), focalizando perspectivas e diferentes formas de empreende, gerar renda e empregos por meio da atividade.
Dalciso Oliveira disse que o setor nos dez anos antes da pandemia representava cerca de 10,9% do PIB mundial e no RS um valor acima de 2,5% do Valor Adicionado Bruto (VAB), conforme a Fundação Estadual de Economia (FEE). "Aí veio a pandemia e trouxe prejuízo financeiros, redução de empregos e capacidade ociosa da rede hoteleira e outros serviços turísticos", atestou.
Diante do potencial represado no período, o deputado diagnosticou que algumas tendências, como viagens menos frequentes, mais prolongadas e para destinos próximos, devem permanecer no pós-pandemia e apontou para valorização de regionalização e continuidade das boas práticas como necessárias para o desenvolvimento do Turismo. "Os desafios que devem ser trabalhados se relacionam com turismo de experiências em locais abertos, inovação e ousadia em novos produtos.
Sobre as oportunidades para a rota das Águas e Pedras, onde se situa Ametista do Sul, Dalciso Oliveira salientou a localização estratégica do noroeste do Estado - um dos pontos de saída do RS para o restante do país e proximidade com países integrantes do Mercosul, além do alto potencial natural e empreendedor, com pontos turísticos consolidados, com inovação e ousadia. Entre estes pontos, ele distinguiu o aproveitamento de galerias de garimpos desativadas como cave subterrânea de envelhecimento de vinhos ou para estabelecimentos ligados à alimentação.
Os deputados Beto Fantinel (MDB) e Zé Nunes (PT), presidente da Comissão de Economia, em suas falas, reconheceram a importância do turismo como indústria limpa e para o desenvolvimento regional do Estado.
O prefeito de Ametista, Jadir Kovaleski, acredita que o município tem grande potencial turístico a ser explorado, além da grutas existentes. Ele afirmou que o crescimento do setor se deveu a iniciativas de empreendedores locais.
Rejane Assunção, presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico de Ametista do Sul, destacou a força que o setor apresenta, porém, reclamou da falta de investimentos públicos. "Nosso potencial é muito grande, mas ainda falta infraestrutura para a cidade. Por isso pedimos auxílio para às lideranças políticas", sublinhou.
Encaminhamentos
Ao final do encontro, o deputado Dalciso Oliveira informou que será elaborada a Carta de Ametista, destacando a qualidade e competência da atividade turística do setor e solicitando investimentos em infraestrutura regional. Além disso, o deputado disse que irá soliciar agendamento de audiências no Ministério do Turismo, em Brasília, em busca de investimentos para o setor.
Também se manifestaram na reunião João Pita e Rafael Morgado, do Ministério do Turismo; Álvaro Machado, da secretaria Estadual do Turismo (Setur); Silvio Poncio, empreendedor local; Fábio Santos, secretario municipal de Turismo de Ametista do Sul; Alessandro Molossi, secretário de Indústria, Comércio e Tursmo de Frederico Westphalen; Marcia Bernardi, secretária municipal de Turismo, Indústria e Comercio de Iraí e Jussara Prates, do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual de Cultura.
*Com informações AL/RS