Geral
Atualizado em 10/09/2025 às 17:17
Comitiva da região Celeiro vai a Brasília defender curso de medicina em Tenente Portela
O edital lançado pelo MEC prevê que até quatro regiões do Rio Grande do Sul sejam contempladas com novos cursos, e o resultado final está previsto para o dia 10 de outubro
Uma comitiva da região Celeiro esteve em Brasília nesta quarta-feira, 10 de setembro, para reforçar junto ao Ministério da Educação (MEC) a necessidade da implantação de um curso de Medicina em Tenente Portela. A agenda foi articulada pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), que atuou como interlocutor das lideranças locais com a pasta.
O projeto do curso de Medicina em Tenente Portela, idealizado em parceria entre o Município e a UCEFF, já superou as etapas de análise de admissibilidade e de capacidade econômico-financeira da mantenedora. Agora, o processo entra em sua fase decisiva. O edital lançado pelo MEC prevê que até quatro regiões do Rio Grande do Sul sejam contempladas com novos cursos, e o resultado final está previsto para o dia 10 de outubro.
Para o deputado Adão Pretto Filho, a criação do curso em Tenente Portela é estratégica para o futuro da região Celeiro. “O curso de Medicina em Tenente Portela não é apenas um investimento na educação, mas também na saúde e no futuro da região. Ele vai gerar oportunidades para a juventude, fixar profissionais e melhorar o atendimento à população. A recepção no MEC foi excelente e estamos confiantes de que o projeto será contemplado”, destacou o parlamentar.
O parlamentar destacou que a mobilização tem sido construída a várias mãos, com apoio de lideranças políticas, gestores municipais e entidades da saúde. Durante o encontro em Brasília, a comitiva apresentou argumentos que reforçam a importância de descentralizar a formação médica, permitindo que regiões mais afastadas dos grandes centros tenham acesso à qualificação de novos profissionais. A expectativa é que a implantação do curso contribua para reduzir o déficit de médicos no interior e fortalecer a rede de atenção básica e hospitalar.
A comitiva contou com a participação dos prefeitos Rosemar Sala (Tenente Portela), Valcier (Barra do Guarita) e Benhur Barth (Palmitinho), da presidente do Hospital Santo Antônio, Mirna Braucks, e do vereador de Palmitinho, Luiz Henrique Dalcanton, dentre outras lideranças locais.
*Fonte: Prefeitura de Tenente Portela