Geral
Atualizado em 21/09/2022 às 15:54
Comitiva de FW visita Biopark em Toledo
Grupo formado por empresários e lideranças de Frederico Westphalen conheceu empreendimento voltado a inovação e empreendedorismo
Um grupo de empresários e lideranças de Frederico Westphalen realizou uma viagem técnica ao empreendimento BioPark, na cidade de Toledo, no Paraná. Durante a manhã de terça-feira, 20, a comitiva formada por 21 pessoas e liderada pela Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen pode conhecer o sistema de distrito industrial inovador que contempla universidades, hospitais com tecnologia de ponta, incubadora para empresas comerciais de serviços e de indústria, além de áreas residenciais.
O projeto de iniciativa privada criado pelos empreendedores proprietários da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, está completando seis anos em 2022 e tem como objetivo, em até 25 anos, criar um ecossistema de inovação e empreendedorismo com a geração de 30 mil empregos diretos e mais de 90 mil pessoas morando no local. No espaço já funciona duas universidades, um campus da Universidades Federal do Paraná com o curso de Medicina e outra instituição de ensino superior do próprio grupo, refletindo a preocupação com a educação.
De acordo com um dos organizadores da viagem técnica e diretor da AEFW, Alessandro Dal Piva, um dos grandes diferenciais percebidos nos relatos dos proprietários das empresas que o grupo visitou, é o suporte técnico que é oportunizado pela administração do complexo. Os empreendedores tem acesso a mentorias gratuitas com gestores com grande experiência, possibilitando um acompanhamento que permite impulsionar o negócio, criando inclusive rede de contatos com outras empresas locais, fomentando novas oportunidades de crescimento.
A presidente da AEFW, Patricia Cerutti, afirmou que a viagem foi mais uma iniciativa da entidade para proporcionar aos associados uma experiência de conhecimento, possibilitando também contato com novos empreendimentos e aprendizado de gestão.
A visita ao Biopark foi concluída com um café colonial servido na queijaria dos proprietários do empreendimento, primeira iniciativa do roteiro turístico gastronômico que será criado naquela região, contemplando a produção de queijos, vinhos e embutidos dos produtores daquela região.
Comitiva é recebida pelo prefeito de Toledo
Após a visita técnica ao Biopark, o grupo fez um rápido tour pela cidade de Toledo e foi recebido pelo prefeito Beto Lunitti e sua equipe de trabalho. No gabinete do gestor, a comitiva frederiquense conheceu uma série de projetos desenvolvidos pela administração de Toledo, sendo homenageada com a entonação do Hino Riograndense. O prefeito, natural de Carazinho, destacou conhecer a cidade de Frederico Westphalen inclusive já tendo visitado o município para conhecer o Frederico em Luz. Patricia, em nome da AEFW, agradeceu a calorosa receptividade da equipe da Administração Municipal e em conjunto com a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), Márcia Faccin, convidou o prefeito Pagnussatt para vir compartilhar suas experiências de gestão pública e visão de política para o desenvolvimento integrado com os gestores da região em um evento a ser realizados nos próximos meses. Márcia enfatizou que esta viagem reforça “o intuito de começarmos a pensar Frederico e região de maneira mais planejada, organizada com a iniciativa privada cada vez mais presente na construção conjunta de uma região mais próspera, dinâmica e com gente”.
*Com informações AEFW