Geral
Publicado em 15/02/2022 às 11:18
Comitiva de prefeitos busca ajuda para o enfrentamento da estiagem
Reunião aconteceu em Brasília com a presença de Ana Amélia Lemos
Uma comitiva de prefeitos e vereadores de sete municípios das regiões do Alto Uruguai e do Alto Jacuí relataram, nessa segunda-feira, 14, em reunião na Serfi, em Brasília, o drama enfrentando por conta da estiagem. O Prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, acompanhado dos vereadores, João dos Santos Lopes e Julio Gonchoroski, integraram o grupo que solicitou ajuda estadual e federal para ações emergenciais de captação de água potável, com a implantação de açudes, poços artesianos e cisternas.
A Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos, informou que o Chefe Estadual da Casa Civil, Artur Lemos, estará em Brasília, nesta terça-feira, para negociar auxílio federal aos municípios que decretaram estado de emergência por causa da seca.
A Secretária Ana Amélia também se comprometeu a levar para conhecimento do Governo do Estado, ideias apresentadas pela comitiva, como a de envolver a iniciativa privada, através de parcerias, na construção de poços artesianos, com valor unitário de R$ 30 mil, metade custo estimado pelo setor público. Vale reforçar que o município de Planalto decretou três vezes estado de emergência e Ametista do Sul, duas vezes. Os demais municípios da região emitiram pelo menos um decreto de estado de emergência.
Logística
Na reunião, a Secretária Ana Amélia Lemos foi informada que os municípios de Seberi e Trindade do Sul, além da seca, estão com problemas de logística. Em Seberi, a nova unidade da JBS e uma nova grande fábrica de ração, instaladas às margens da BR-386, com conexão à BR-158, precisam urgente da construção de um trevo de acesso para dar segurança no trânsito na área, que aumentou muito com as obras em andamento. Em Trindade do Sul, nova agroindústria ali instalada, às margens da RS-324, necessita, igualmente, de um trevo de acesso para garantir segurança ao maior fluxo de veículos naquela área.
*Com informações da Ascom Prefeitura de Seberi