Geral
Atualizado em 30/05/2024 às 10:18
Comunidade de FW acordou cedo para confecção dos tapetes de Corpus Christi
A celebração com procissão, no centro da cidade, será as 15 horas
Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira, 30 de maio, celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos. Para os católicos é considerada uma das celebrações mais importantes pois é a celebração da quinta-feira santa em que Jesus fez a instituição da Eucaristia.
Em Frederico Westphalen, nesta quinta-feira, 30, haverá celebração, às 9 horas, nas comunidades de Alto Alegre, Castelinho, Getúlio Vargas e Lageado Bonito. Na cidade, a solenidade de Corpus Christi está marcada para as 15 horas, com procissão pelas ruas centrais da cidade sendo finalizada na Catedral Santo Antonio.
A data celebra, como o nome diz, o corpo de Cristo e começou a ser comemorada ainda no século XIII. Corpus Christi foi celebrado pela primeira vez em 1247, na Diocese de Liége. O Papa Urbano IV instituiu a celebração numa bula publicada no dia 8 de setembro de 1264.
Os tapetes e a procissão
Uma tradição da data são as procissões pelas ruas, com as vias decoradas com tapetes de areia e serragem, algo que é um costume para católicos de outros países e faz parte da cultura religiosa entre os devotos no Brasil desde a colonização.
A tradição dos tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização. Para a Igreja Católica, os tapetes simbolizam a acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.
Na sede da diocese, Frederico Westphalen, a comunidade acordou cedo para a confecção dos tapetes, entidades e movimentos da igreja produzem lindos tapetes com areia, serragem colorida, tecidos e neste ano, uma ação diferente, também serão colocados em oferta e para simbolizar o momento difícil em que vive o Rio Grande do Sul, cestas básicas e alimentos não pereciveis que serão doados as famílias atingidas pelas enchentes, as pessoas, também podem colaborar levando um quilo de alimento não perecível para ser entregue durante a celebração.