Geral
Atualizado em 17/01/2025 às 09:45
Comunidade de FW não aceita proposta de nucleação de escolas estaduais rurais
A proposta era para as escolas de São João do Porto, Castelinho e Vila Carmo
A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) com sede em Palmeira das Missões, trouxe para debate com a comunidade de Frederico Westphalen, a possível nucleação das escolas estaduais de ensino fundamental Castelo Branco do distrito de São João do Porto, Natalia Gadonski da Vila Carmo e Monsenhor Vitor Batistella do distrito de Castelinho.
A nucleação escolar é uma reorganização do sistema escolar rural, que consiste no fechamento de escolas isoladas e multisseriadas e na sua integração em escolas mais centrais. A reunião que ocorreu em São João do Porto, foi dirigida pelo coordenador da 20ª CRE, João Batista Lima de Souza e contou com a presença do vice-prefeito Chester Franciscatto, a Secretária Municipal da Educação e Cultura Maristela Piovesan Freitas, o Secretário da Administração Ernesto Baggio e da vereadora Aline Ferrari Caeran.
Após a exposição de uma nova proposta escolar pelos representantes da 20ª CRE e da argumentação de representantes das comunidades, ficou definido que para este ano de 2025, as aulas iniciarão normalmente, mas durante o ano grupos de trabalho serão formados para voltar a discutir a possiblidade da criação de uma Escola do Campo que atenda aos estudantes das três comunidades.
Conforme o coordenador, professor João Batista, este movimento está acontecendo em todo Estado e este momento é de diálogo, sendo que a decisão será tomada em conjunto com as comunidades, antes que seja definido o futuro das escolas via Secretaria Estadual da Educação (SEDUC) de Porto Alegre.
*Com informações Ascom/FW