Geral
Atualizado em 17/09/2020 às 15:26
Comunidade de Vista Alegre faz homenagens a Nossa Senhora da Salete
Programação da tradicional festa foi alterada devido a pandemia
Celebrado em 19 de setembro o dia de Nossa Senhora da Salete tradicionalmente é marcado por romaria e festa em honra a Mãe Reconciliadora de todos os pecadores em Vista Alegre. Neste ano, devido a pandemia, a comunidade devota da santa reinventou a forma de celebrar e está promovendo diversas ações que culminam com um terço na noite do dia 19, na gruta de Nossa Senhora da Salete, na Linha Centenaro.
As atividades em honra a virgem iniciaram no dia 27 de agosto com tríduo. De 15 a 18 de setembro, a igreja matriz está aberta, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, para a comunidade fazer suas orações à Salete e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi preparada uma decoração especial, com uma urna para que a comunidade deposite seus pedidos e, ainda, uma atividade com as crianças vai expor em um varal, cartazes sobre a ligação da família com Nossa Senhora. Também estão sendo distribuídas fitinhas e santinhos com o histórico de Nossa Senhora da Salete e uma oração.
De acordo com o cônego, Leandro Piffer, tudo foi pensado e preparado com muito carinho para que a comunidade possa celebrar a mãe de deus. “Precisamos nos reinventar para garantir a saúde da nossa comunidade então, todas as atividades foram pensadas de modo a não aglomerar muitas pessoas, por isso serão vários dias de festa e celebração. Serão pequenos grupos”, comentou.
Na sexta-feira, 18, na parte da tarde um carro vai percorrer as ruas da cidade com música e a imagem de Nossa Senhora. E no sábado, dia de Nossa Senhora da Salete, diversos grupos, de caminhada, corrida, trilheiros, cavalarianos e ciclistas vão ir até a gruta onde receberão a benção do padre.
Ainda no sábado, as 14 horas, vai sair uma carreata da entrada da cidade até a gruta, na Linha Centenaro, para a missa, marcada para as 15 horas, e as 18h30 acontece o “Lucernário de Nossa Senhora” com saída de frente da igreja matriz, às 18h30. “O pessoal vai rodar por algumas ruas da cidade, após, vamos até a gruta onde acontece uma pequena procissão com velas e um terço meditado e luminoso”, explicou o cônego.
No dia 19, dia de Nossa Senhora, o padre atenderá na gruta, para confissões e bênçãos aos grupos que chegarem, além de estar conduzindo os momentos de oração.