Menu

21°

Palmitinho - RS
27° max
20° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
27° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Conselheiros e coordenadores de Núcleo da Sicredi Conexão concluem formação

    Capacitações visaram desenvolver estas lideranças com temas estratégicos voltados ao cooperativismo

    Com o propósito de contribuir com a formação dos conselheiros e dos coordenadores de Núcleo, capacitando-os com temas estratégicos e importantes à gestão Cooperativa, a Sicredi Conexão, junto com Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolveu o Projeto +Coop. O curso iniciou em maio deste ano e a formatura dos grupos aconteceu no sábado, 3 de dezembro, em Rodeio Bonito, com a presença dos formandos, de representantes do empreendimento e, também, da universidade. A parte cultural ficou por conta da Invernada Juvenil do CTG Gaudérios do Rodeio.

    Para a capacitação em cooperativismo, foram organizadas duas turmas – uma com 50 coordenadores de Núcleo e outra com os conselheiros de Administração e Fiscal -, cada etapa com módulos individualizados e grupais. Os encontros mensais e presenciais, realizados na sede da Cooperativa, foram coordenados pelos docentes da UFSM. Também foram disponibilizados conteúdos on-line para fortalecer o aprendizado.

    Para a turma de conselheiros os temas foram: “As pessoas, a cooperação e o cooperativismo; “Cultura, direitos humanos e igualdade”; Líderes em um mundo em transformação”; “Sociologia da cooperação” e “Inovação e cenários futuros desejáveis”. Aos coordenadores de Núcleo as abordagens foram: “As pessoas e a cooperação, seres únicos que tem na cooperação a sua essência”; “Cooperativismo de crédito, de onde viemos e para onde vamos”; “Líderes em um mundo em transformação”; “A governança cooperativa e seu impacto na gestão”; “Comunicação e marketing, os associados como multiplicadores do cooperativismo” e “Sustentabilidade, somos todos responsáveis pelo nosso lugar comum”.

    Um dos formandos foi Dejales Fioresi, coordenador de Núcleo de Pinhal/RS. Ele argumenta que esse curso representou a essência do ser cooperativista. “Além disso, a formação nos deu embasamento para podermos transmitir este conhecimento aos demais associados, que como nós atuam através deste belo sistema. Também conseguimos implementar estes aprendizados no nosso dia a dia, seja na família, no trabalho, nas entidades que representamos, pois são voltados à coerência, simplicidade, organização e maneiras de trabalhar de forma unida para obter melhores resultados. Por isso, sou grato a esta Cooperativa que nos proporcionou esta experiência maravilhosa”, resume.

    Atuando na parte estratégica da Cooperativa estão os conselheiros. Integra este grupo, a conselheira de Administração, Giovana Giacomolli, de Palmitos/SC, que avalia positivamente a oportunidade de crescimento. “Acredito que a melhora na atuação das pessoas, passa por capacitação, então agradecemos à diretoria que se preocupa e dá condições para que possamos evoluir e, assim, estarmos cada vez mais preparados para realizarmos nossas funções, sempre pensando nos associados desta Cooperativa que está em franco desenvolvimento”, frisa Giovana.

    Por parte da Sicredi Conexão, a presidente Angelita Marisa Cadoná, justifica que o curso foi proporcionado, pois a instituição está crescendo muito, alcançando cerca de 115 mil associados.

    "Temos a preocupação de possuir uma estrutura de governança cada vez mais preparada para a tomada de decisões. Então, propiciar esta formação, com a parceria da UFSM, tem um papel muito grande, pois cada vez mais precisamos de pessoas instruídas em todas as áreas, tendo olhar humanizado, de mercado, de mundo, visão que o cooperativismo tanto prega, através de seus princípios. Nos preocupamos constantemente com o desenvolvimento das pessoas, atualmente estamos com cerca de 20 iniciativas, entre programas sociais e projetos, envolvendo o quadro de associados na região de atuação da Cooperativa. Então, para nós é muito importante a formação continuada às pessoas, às comunidades e às sociedades, porque automaticamente elas desenvolvem a nossa Cooperativa", conclui a presidente.

    None
    No Ar: A Voz do Brasil com . 21:00 - 22:00

    FM
    91,1

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00