Geral
Atualizado em 23/09/2025 às 15:44
Consórcio de municípios da região investe em caminhão que deve agilizar e baratear pavimentações
Veículo é um multidistribuidor de agregados e será compartilhado entre prefeituras do Comunors para asfaltamentos em ruas e estradas.
As prefeituras que integram o Consórcio de Municípios do Norte do Rio Grande do Sul (Comunors) agora têm à disposição um novo equipamento que promete agilizar e baratear o custo dos asfaltamentos em ruas e estradas. É o caminhão multidistribuidor de agregados, que foi entregue ao Comunors nessa segunda-feira, 22 de setembro, na sede do consórcio, em Trindade do Sul.
O veículo será compartilhado entre as prefeituras que integram o Comunors: Gramado dos Loureiros, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Entre Rios do Sul, Planalto, Engenho Velho, Nova Boa Vista, Pontão, Alpestre e Liberato Salzano. O caminhão foi doado ao consórcio pela Receita Federal e passou por manutenção mecânica, que custou R$ 40 mil, pagos pela Prefeitura de Gramado dos Loureiros.
Como funciona o caminhão
O caminhão vem equipado com uma série de aparatos que permitem a pavimentação básica das vias. Há um sistema emulsão e aquecimento, barra espargidora, caçamba para descarga de materiais e distribuição dos agregados.
Na prática, o caminhão vai despejar a brita (agregado) e cobrir a camada com a emulsão asfáltica até que a base esteja pronta. Resta então apenas o trabalho de um rolo compactador convencional em seguida, para concluir a pavimentação.
A partir de agora, o caminhão ficará à disposição das prefeituras, que serão responsáveis por preparar as ruas ou estradas e comprarem a brita e a emulsão. O único pagamento a ser feito para o Comunors será uma taxa de manutenção do equipamento. A estimativa do consórcio é de que o custo de pavimentação por metro quadrado seja inferior a R$ 25.
A primeira cidade a usar o veículo será Trindade do Sul, que fará pavimentações de ruas estratégicas como forma de testar caminhão e a qualidade do pavimento.
Esse é mais um dos veículos adquiridos pelo Comurs. Nos últimos anos, o consórcio adquiriu também um rolo compactador, uma máquina de pintura e uma extrusora de meio-fio.