Geral
Publicado em 15/08/2019 às 15:26
Construção do HPR em Palmeira das Missões é tema de reunião
Hospital é considerado o maior investimento em saúde pública do interior do Estado
Depois de 70 dias do início das obras do Hospital Público Regional de Palmeira das Missões na última terça-feira, 13 de agosto, a Comissão Executiva de Implantação do HPR promoveu uma reunião, no plenário da Câmara de Vereadores. O encontro foi para discutir o andamento dos trabalhos e apresentar o Plano Operativo do HPR, desenvolvido pela 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (15ªCRS) em parceria com a UFSM/PM.
De acordo com o projeto, o HPR que possui um investimento de R$115 milhões, tem previsão de iniciar o funcionamento em 2022 com uma estimativa de cinco anos para a implementação de toda a capacidade. A casa de saúde será referência para 72 municípios da metade Norte do Rio Grande do Sul, beneficiando uma população de aproximadamente 491 mil pessoas.
Além disso, a previsão inicial de empregabilidade será de 1.305 funcionários, que atuarão dentro do HPR, que terá um perfil assistencial para média e alta complexidade planejado com 180 leitos de internação, 39 leitos de UTI e cinco leitos/berçários, totalizando 224 leitos.
Na ocasião, o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire enfatizou que a contrapartida do município para esse investimento chega à média de R$4 milhões. “Tomamos a construção do HPR como prioridade da atual gestão e estamos investindo recursos para que se concretize, mesmo em meio ao cenário que vivemos, é preciso frisar que o maior investimento em saúde pública do interior do Rio Grande do Sul está se concretizando e é em Palmeira das Missões”, ressaltou.