Menu

33°

Palmitinho - RS
33° max
20° min

Fechar

33°

Palmitinho - RS
33° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Consumo da água mineral de Iraí é liberado após análises laboratoriais

    Estão disponíveis somente as torneiras que ficam em frente as piscinas externas. A rede do balneário precisará ser substituída

    Após um rigoroso processo de análises laborátoriais e limpeza do poço, o consumo da água mineral de Iraí está liberadopara a comunidade local e regional. O uso das torneiras comunitárias do balneário Osvaldo Cruz, no entanto, seguem temporariamente suspenso, com previsão de liberação a partir da segunda quinzena de março, porém, a adminitração municipal disponibilizou duas novas torneiras em frente as piscinas externas que já podem ser utilizadas. 

    O município de Iraí segue acompanhando de forma rigorosa a qualidade da água mineral que desde o início de novembro, precisou ser suspensa de forma preventiva, após a identificação de alga e coliformes fecais no sistema. Para a realização da limpeza completa do poço e da caixa de armazenamento, foi necessária a retirada de aproximadamente dois a três milhões de litros de água.

    A atual caixa, construída em concreto e revestida de fibra, precisará ser substituída por duas novas caixas com capacidade de 3 mil litros cada, além da substituição total da rede hidráulica, medida que visa garantir maior segurança sanitária, controle e qualidade no abastecimento, conforme explicou o diretor do balneário Osvaldo Cruz, Marcos Ross.

    Durante este período, o reservatório está sendo reabastecido gradualmente, conforme os protocolos técnicos. 

    Reconhecida como a melhor água termal do Brasil e a segunda melhor do mundo em propriedades terapêuticas, a água de Iraí é uma das principais referências do município. A fonte, ativa desde 1935, jorra a 36,5°C, com composição alcalina, radioativa, clorosulfatada e bicarbonatada.

    A Administração Municipal reforça que todas as medidas adotadas têm como prioridade a segurança da população, mantendo monitoramento contínuo da qualidade da água e transparência nas informações prestadas à comunidade.

    Piscinas e balneário seguem em funcionamento

    Além das intervenções no sistema de abastecimento, a Administração Municipal realizou a higienização completa das piscinas, que passaram a ter a água trocada diariamente, reforçando os cuidados com a saúde dos usuários.

    As piscinas funcionam de domingo a domingo, nos seguintes horários:

    Piscinas externas: das 14h às 19h

    Piscina interna: das 8h30 às 11h45 e das 14h às 18h

    Reformas estruturais no Balneário de Iraí

    Paralelamente às ações de saneamento, o Município prepara uma série de reformas no Balneário, especialmente no espaço do Solar, onde hoje está instalada a caixa d’água que será substituída. O local receberá um espaço gourmet e novos vestiários.

    Também está prevista a reforma completa do segundo andar, onde estão localizadas as duchas escocesas e as banheiras de hidromassagens. Na sequência, a Administração Municipal buscará recursos para a reforma do primeiro piso e dos banheiros, ampliando a qualificação da estrutura.

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Sul Bandas com Vilmar Luza 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    A Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Vilmar Luza

    17:00 - 19:00