Região
Atualizado hoje às 15:36
Consumo da água mineral de Iraí é liberado após análises laboratoriais
Estão disponíveis somente as torneiras que ficam em frente as piscinas externas. A rede do balneário precisará ser substituída
Após um rigoroso processo de análises laborátoriais e limpeza do poço, o consumo da água mineral de Iraí está liberadopara a comunidade local e regional. O uso das torneiras comunitárias do balneário Osvaldo Cruz, no entanto, seguem temporariamente suspenso, com previsão de liberação a partir da segunda quinzena de março, porém, a adminitração municipal disponibilizou duas novas torneiras em frente as piscinas externas que já podem ser utilizadas.
O município de Iraí segue acompanhando de forma rigorosa a qualidade da água mineral que desde o início de novembro, precisou ser suspensa de forma preventiva, após a identificação de alga e coliformes fecais no sistema. Para a realização da limpeza completa do poço e da caixa de armazenamento, foi necessária a retirada de aproximadamente dois a três milhões de litros de água.
A atual caixa, construída em concreto e revestida de fibra, precisará ser substituída por duas novas caixas com capacidade de 3 mil litros cada, além da substituição total da rede hidráulica, medida que visa garantir maior segurança sanitária, controle e qualidade no abastecimento, conforme explicou o diretor do balneário Osvaldo Cruz, Marcos Ross.
Durante este período, o reservatório está sendo reabastecido gradualmente, conforme os protocolos técnicos.
Reconhecida como a melhor água termal do Brasil e a segunda melhor do mundo em propriedades terapêuticas, a água de Iraí é uma das principais referências do município. A fonte, ativa desde 1935, jorra a 36,5°C, com composição alcalina, radioativa, clorosulfatada e bicarbonatada.
A Administração Municipal reforça que todas as medidas adotadas têm como prioridade a segurança da população, mantendo monitoramento contínuo da qualidade da água e transparência nas informações prestadas à comunidade.
Piscinas e balneário seguem em funcionamento
Além das intervenções no sistema de abastecimento, a Administração Municipal realizou a higienização completa das piscinas, que passaram a ter a água trocada diariamente, reforçando os cuidados com a saúde dos usuários.
As piscinas funcionam de domingo a domingo, nos seguintes horários:
Piscinas externas: das 14h às 19h
Piscina interna: das 8h30 às 11h45 e das 14h às 18h
Reformas estruturais no Balneário de Iraí
Paralelamente às ações de saneamento, o Município prepara uma série de reformas no Balneário, especialmente no espaço do Solar, onde hoje está instalada a caixa d’água que será substituída. O local receberá um espaço gourmet e novos vestiários.
Também está prevista a reforma completa do segundo andar, onde estão localizadas as duchas escocesas e as banheiras de hidromassagens. Na sequência, a Administração Municipal buscará recursos para a reforma do primeiro piso e dos banheiros, ampliando a qualificação da estrutura.