Geral
Publicado em 30/08/2021 às 14:59
Contra privatização da Corsan: Edegar Pretto mobiliza prefeitos para barrar votação
Deputado estadual convidou lideranças da Região da Produção, que abrange 43 municípios, para estarem na Assembleia Legislativa
O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado estadual, Edegar Pretto (PT), se reuniu no último sábado, 28 de agosto, com representantes da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), para reforçar a mobilização pela retirada do regime de urgência dos Projetos de Lei que tratam da privatização da Corsan e regionalização do saneamento. De autoria do governo do Estado, os PLs devem ser votados nesta terça-feira, 31 de agosto. Uma das principais críticas dos gestores é que a proposta foi enviada para o Legislativo sem que tenha sido feito um amplo debate com as prefeituras dos municípios impactados.
A agenda aconteceu na Prefeitura de São Pedro das Missões, com o presidente da Amzop, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva (PP); o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing (PT) e o prefeito de Seberi, Adilson Balestrin (MDB). Pretto dialogou com os gestores sobre as propostas e destacou que a Comissão de Segurança e Serviços Públicos está de portas abertas para “dar luz e voz” à decisão da Amzop de solicitar à Assembleia Legislativa e ao governo do Estado mais tempo para discutir e compreender os projetos. Neste sentido, fez o convite para que prefeitos estejam em Porto Alegre no dia da votação, para formalizarem o posicionamento da entidade junto aos deputados e deputadas estaduais.
- É inadmissível que o governo queira privatizar a Corsan, uma empresa lucrativa, de fundamental importância para desenvolver e possibilitar políticas públicas na área do saneamento, da água, sem um amplo debate com a sociedade, sem que os prefeitos, os municípios que serão diretamente impactados estejam sabendo exatamente o que constam nesses projetos. É uma matéria com uma enorme complexidade, que muda muito a vida das comunidades do Rio Grande do Sul -, disse.
O presidente da Amzop, que representa 43 municípios da região Norte do Estado, defende que este não é o momento adequado para os deputados votarem os projetos. Silva argumentou, por exemplo, que os municípios não definiram se são contra ou a favor da privatização da Corsan, e possuem posicionamento firme solicitando a retirada do regime de urgência e o adiamento da votação.
* Fonte: AI Edegar Pretto