Geral
Publicado em 08/11/2025 às 09:19
Convênio para construção de ponte sobre o rio da Várzea deve ser assinados nos próximos dias
Estrutura vai conectar os municípios de Liberato Salzano e Cerro Grande, e terá custo de R$ 9 milhões, repassados via Funrigs.
Os prefeitos de Cerro Grande, Álvaro Decarli, e de Liberato Salzano, Gilson de Carli, mantiveram uma importante audiência nessa semana com o vice-governador Gabriel Souza, para tratar do projeto de construção da ponte sobre o rio da Várzea. A estrutura vai conectar os dois municípios, que hoje contam com uma balsa para a ligação.
Saiba mais: Projeto de ponte aguardada há 50 anos na região será executado até março de 2027, diz prefeito
Orçado em R$ 9 milhões, o projeto já está cadastrado junto ao Governo do Estado com previsão orçamentária para aporte de recursos através do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Para avançar para a próxima etapa os municípios aguardam a assinatura de convênio com o Governo do Estado.
Os prefeitos vivem a expectativa de assinatura nos próximos dias. Álvaro destaca que a expectativa é de celebração de convênio em breve, já que há prazos estipulados para que o governo repasse recursos do Funrigs.
O fundo reúne recursos voltados à reconstrução pós-enchente e à resiliência climática do Estado e usa valores que o Rio Grande do Sul destinaria ao pagamento da dívida com a União. O recolhimento da dívida foi suspenso até 2027 como forma de apoio do Governo Federal ao Estado.
Na reunião com o vice-governador, o prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, salientou na audiência que a obra é muito importante para toda a região, sendo essencial para encurtar distancias para o atendimento em saúde, educação e o escoamento da produção.
Perspectiva de início da obra em 2027
Sonho de mais de 50 anos, a construção da ponte sobre o rio da Várzea já tem um prazo legal para ser executada. Segundo o prefeito de Cerro Grande, por se tratar de um recurso do Funrigs, o valor deve ser usado até 2027.
A estrutura terá 140 metros de extensão, um corredor exclusivo para pedestres e duas faixas - já prevendo a futura pavimentação da estrada que conecta os dois municípios.