Menu

18°

Palmitinho - RS
31° max
18° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
31° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Coordenador Regional do TCE/RS divulga ações do órgão fiscalizador

    Em julho será realizado o Encontro Regional de Controle e Orientações, em Frederico Westphalen

    O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) é o encarregado de fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos pelos gestores municipais e estaduais. Nesse trabalho, o Tribunal cuida não apenas dos aspectos legais, contábeis e orçamentários da gestão pública, através de auditorias de conformidade, mas também da qualidade do gasto público por meio de auditorias operacionais. 

    O coordenador regional do TCE/RS, Gerson Luis Batistella, concedeu entrevista ao Grupo Chiru, com o objetivo de abordar sobre as ações e eventos do órgão fiscalizador. “O Tribunal de Contas da regional de Frederico Westphalen é responsável por 55 municípios, sendo 120 órgãos públicos, em uma área de abrangência de aproximadamente 350 mil habitantes, que movimentam cerca de R$ 2 bilhões/ano de orçamento”, comenta ele.

    De acordo com Battistella, o Tribunal de Contas antes da pandemia - e de forma mais acentuada durante a pandemia- modernizou o seu sistema “ Hoje o Tribunal de Contas está usando muito a inteligência artificial. Nós temos um sistema de cadastramento na área de contabilidade, folha de pagamento, licitações, contratos, movimentações financeiras, entre tantos outros mecanismos que a gente utiliza para acompanhar”, frisou.

    Com o uso da inteligência artificial, segundo o coordenador, é possível mapear previamente muitas situações e gerar economia com a redução da presença física dos profissionais do Tribunal de Contas. “Somente de janeiro a abril, essa metodologia de trabalho do TCE oportunizou uma economia de em torno de R$ 4 milhões na nossa área de atuação”, diz ele.

    Batistella salientou também o caráter pedagógico e de orientação que o TCE/RS possui, com a aproximação e contribuição para melhoria da administração pública.

    14º Encontro Regional de Controle e Orientação

    No dia 7 de julho o TCE/RS realizará o 14º Encontro Regional de Controle e Orientação – ERCO 2022. O evento acontecerá na URI, Campus Frederico Westphalen.

    Esse encontro é direcionado para prefeitos e vice-prefeitos municipais, vereadores, secretários municipais, procuradores e assessores jurídicos, servidores técnicos das áreas de saúde, educação, contabilidade, controle interno, obras, compras e licitações, recursos humanos, engenharia, assessores de imprensa/comunicação, assessores e servidores de legislativos municipais. A previsão de público é de aproximadamente 800 pessoas e as inscrições serão disponibilizadas previamente pela internet, com limitação de vagas para algumas oficinas temáticas em função da capacidade das salas.

    A abertura e as atividades pelo turno da manhã ocorrerão junto ao Salão de Atos da URI, com a presença do Presidente do TCE/RS, Conselheiro Alexandre Postal, demais Conselheiros, Procurador do Ministério Público de Contas, Diretores e Supervisores do TCE/RS, painelistas, Coordenador e servidores do TCE/RS em Frederico Westphalen.

    Pelo turno da tarde ocorrerão oficinas temáticas, cujos participantes irão escolher no momento da inscrição a área de competência e interesse. Acompanhe a entrevista do coordenador regional do TCE/RS, Gerson Batistella, no programa Manhã News:

    None
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00