Saúde
Atualizado em 11/08/2025 às 15:29
Coronel Bicaco passa a contar com Centro de Atendimento do TEAcolhe
Na coordenadoria o serviço é ofertado, também, em Constantina e Palmeira das Missões
A secretária Arita Bergmann assinou ainda no sábado 9 de agosto, a portaria que habilita a implantação do Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe em Coronel Bicaco, na 15ª Coordenadoria Regional de Saúde. O serviço será implementado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A unidade de Coronel Bicaco será o 54º CAS habilitado no TEAcolhe, programa que faz parte da Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O serviço, cujo diferencial será a oferta de atendimento à população indígena, será referência para a região, juntamente com o CAS da Apae de Constantina e o CAS da Apae de Palmeira das Missões.
Arita falou que o governo estadual tem intenção de destinar recursos do SUS Gaúcho, que será lançado em breve, para as Apaes, fortalecendo o TEAacolhe. “Vamos incluir na nossa tabela um valor diferenciado para pagar às Apaes do RS, para que as equipes tenham condições de trabalho e possam ampliar a sua contratualização com o Estado", detalhou.
O atendimento multiprofissional qualificado prevê a redução do tempo e da distância de deslocamento para os usuários. O serviço possui salas de atendimento em psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, medicina, fisioterapia, educação física, devidamente equipadas e contando com profissionais qualificados nessas áreas.
A presidente da Associação dos Pais e Amigos de Crianças com TEA, Potira Guimarães, afirmou que o CAS representa a possibilidade de desenvolvimento daqueles que se encontram no espectro autista. “Esse investimento não é apenas nas crianças, mas nas famílias. A maior dor dos pais é saber que há tratamento e não ter acesso a ele. Com a vinda das terapias par cá, nós conseguimos sonhar com um futuro melhor para nossos filhos. As terapias fazem a diferença”, acrescentou.
*Informações Governo RS