Menu

27°

Palmitinho - RS
28° max
15° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
28° max
15° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Corsan adapta poço para garantir abastecimento durante enchentes em Pinheirinho do Vale

    Estrutura que abastece mais de 1,1 mil clientes foi elevada para permanecer em operação mesmo com o Rio Uruguai atingindo 11 metros de elevação

    A Corsan concluiu, na última sexta-feira, 18 de setembro, obras de adaptação no poço tubular profundo que abastece Pinheirinho do Vale. As melhorias foram realizadas para garantir a continuidade do fornecimento de água mesmo durante enchentes do Rio Uruguai.

    Localizado na Linha Escola, o poço poderia ficar alagado a partir da elevação de sete metros do nível do rio. Com as adaptações, a estrutura poderá permanecer em operação mesmo que a cheia alcance 11 metros de elevação.

    Os quadros elétricos responsáveis pelo comando, acionamento da bomba e tratamento da água foram elevados sobre uma base coberta de quatro metros de altura. A ligação elétrica também foi transferida para uma área mais alta em relação ao solo.

    A estrutura recebeu ainda medidas de blindagem e impermeabilização para preservar as condições da água bruta captada mesmo em uma eventual submersão do poço.

    Segundo a Corsan, mais de 1,1 mil clientes serão beneficiados pelas melhorias. O investimento realizado pela Companhia foi de R$ 200 mil.

    De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi, as adaptações foram planejadas para garantir maior segurança à operação do sistema durante períodos de cheia. “O poço também ganhou ume espécie de blindagem e impermeabilização. Desta forma, mesmo que fique submerso, as condições da água bruta captada para tratamento estarão preservadas”, explica.

    Com as intervenções, o poço passa a contar com uma estrutura preparada para enfrentar níveis mais elevados do Rio Uruguai, reduzindo os riscos de interrupção do abastecimento de água no município durante enchentes.

    *Informações Ascom/Corsan

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Estúdio 91 - Edição do Meio-dia

    Beatriz Vieira e Marcinho San

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza e Dani Oliveira

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00