Região
Atualizado em 29/12/2025 às 17:33
Corsan assina primeiro contrato do programa Chega Junto para obras de esgoto em Erval Seco
Empresa de Seberi será responsável por 4,5 quilômetros de novas redes de esgotamento sanitário; obras começam em janeiro
A Corsan assinou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, na sede da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), em Seberi, o primeiro contrato do programa Chega Junto, iniciativa voltada à ampliação do sistema de esgotamento sanitário na região. A empresa GT Império, com sede em Seberi, será responsável pelas obras de canalização do esgoto no município de Erval Seco, com início previsto para janeiro.
A contratação integra a estratégia da Corsan de ampliar a participação de empresas locais na execução das obras, acelerando a implantação das redes coletoras de esgoto. Lançado no início deste mês, em Passo Fundo, o programa Chega Junto busca formar um ecossistema regional de fornecedores para atender às metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento.
O sócio-proprietário da empresa, Vilson Ticiano Gehm, salientou que já possui experiência e é uma empresa solida e comprometida com a região. “Somos uma empresa conhecida por executar obras civis aqui na região e estamos felizes pela celeridade em assinar este contrato. Acreditamos que vamos contribuir com o nosso trabalho para melhorar o saneamento básico do município”, destacou.
Segundo a Corsan, as novas contratações devem contribuir para dar mais ritmo à implantação das redes. Atualmente, Erval Seco conta com cerca de 6,5 quilômetros de redes de esgoto implantadas e uma estação de tratamento em fase final de conclusão e fase de testes. “A Corsan já trabalha com empresas terceirizadas para implantar as redes e as novas contratadas devem agregar ritmo a este projeto”, detalhou o gerente de Relações Institucionais da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi.
Nesta segunda etapa, a empresa contratada deverá executar aproximadamente 4,5 quilômetros de tubulação, beneficiando cerca de 260 famílias. Para a universalização do serviço no município, ainda será necessária a implantação de outros 11 quilômetros de redes coletoras.
Para o prefeito de Erval Seco, Éder Wink, o tratamento de esgoto representa mais qualidade de vida aos moradores. “Precisamos preservar nossas nascentes e nossos rios, pois é de onde extraímos água para beber. Então, avançar na implantação das redes coletoras é algo vital, especialmente para o nosso Lajeado Lambedor, rio que corta nossa cidade e abastece a população”, disse.
A Corsan busca cumprir as metas do novo Marco Legal do Saneamento, os municípios precisam ter ao menos 90% de índice de cobertura de esgoto coletado e tratado até 2033.
*Informações Ascom/Corsan