Geral
Publicado em 31/10/2025 às 09:57
Corsan traz exposição interativa à URI que destaca a importância da água
Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” promove experiência imersiva sobre sustentabilidade entre os dias 12 e 15 de novembro
A Corsan traz a Frederico Westphalen uma experiência única que une arte, tecnologia e consciência ambiental. A exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” chega à sua quarta edição e estará aberta ao público entre os dias 12 e 15 de novembro, no estacionamento da URI – campus Frederico Westphalen (ao lado do prédio A6).
A proposta do projeto é sensibilizar a população sobre a importância da água por meio de instalações interativas, recursos de realidade virtual e uma mostra de cinema ambiental. A iniciativa é gratuita e convida o público a refletir sobre a preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e envolvente.
Durante os dias 12, 13 e 14 de novembro (quarta a sexta-feira), a visitação será voltada exclusivamente a escolas, mediante agendamento prévio. No sábado (15/11), o espaço estará aberto à comunidade das 14h às 18h, com a realização da “Mostra Cine ao Ar Livre” a partir das 18h. Após a passagem por Frederico Westphalen, o projeto segue para Passo Fundo.
Viabilizado pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), o projeto conta com patrocínio do Instituto Aegea e da Corsan, apoio da Prefeitura de Frederico Westphalen e da Secretaria Municipal de Educação, e realização da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Para a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, o apoio à iniciativa reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento social e ambiental. “Queremos, cada vez mais, contribuir para o desenvolvimento socioambiental das comunidades em que estamos presentes, para que também se tornem agentes transformadores de cidades mais conscientes e sustentáveis”, destacou.
Uma imersão no ciclo da água
O tema central da exposição é o “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”. A mostra acontece dentro de um Tech-Truck, caminhão equipado com uma multiplataforma digital que combina arte e tecnologia para proporcionar uma vivência interativa.
Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes embarcam em uma viagem em 3D, acompanhando o caminho das águas desde uma nascente até o mar, passando por florestas, cidades e comunidades. “Neste trajeto, os visitantes vivenciam experiências fantásticas que divertem, mas também ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente”, explica Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
Além da imersão digital, a programação inclui a Mostra Cine ao Ar Livre, que exibe filmes com temáticas ligadas à sustentabilidade e à preservação ambiental, voltada para públicos de todas as idades.
Quatro edições e milhares de visitantes
Desde o lançamento, o projeto “Olho D’Água” já percorreu diversos estados brasileiros, levando arte, educação e conscientização a milhares de pessoas. Atualmente, dois caminhões itinerantes circulam simultaneamente por diferentes regiões do país.
– Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir dialogando com crianças e adultos de forma acessível e atrativa sobre a importância da preservação da água –, afirma Guilherme Mello, também coordenador da iniciativa.
A exposição reafirma o papel da arte como ferramenta transformadora e convida a comunidade de Frederico Westphalen a mergulhar — literalmente — em uma experiência de aprendizado e encantamento sobre o recurso mais essencial da vida: a água.
*Com informações Ascom/Corsan