Agro
Publicado em 28/10/2025 às 16:15
Cotricampo recebe jovens do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural
Visita integrou módulo do programa da Emater/RS-Ascar e contou com estudantes de Derrubadas e Barra do Guarita
A Cotricampo recepcionou um grupo de estudantes que participa do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, em Campo Novo, promovido pela Emater/RS-Ascar, por meio do escritório administrativo de Ijuí e do Centro de Treinamento de Bom Progresso (Cetreb).
Ao todo, 23 jovens — sendo 20 de Derrubadas e três de Barra do Guarita — participam da quinta edição do curso, que está sendo desenvolvido no município de Derrubadas, a partir de oito módulos de formação.
O diretor-secretário da Cotricampo, Luciano Seefeld, realizou a acolhida do grupo na sala de reuniões do conselho, junto ao centro administrativo, com uma apresentação sobre o trabalho desempenhado pela cooperativa na região. Ele destacou a atuação na assistência técnica, armazenamento e comercialização de grãos e insumos, além das atividades da indústria de trigo e da fábrica de rações, entre outros segmentos que compõem a estrutura da Cotricampo.
Após a recepção, o grupo conheceu o Moinho Cotricampo e o Campo Experimental, encerrando a programação técnica.
O curso conta com o apoio da Prefeitura de Derrubadas, Cooper Yucumã, Sicredi e Escola Estadual Getúlio Vargas.
Além dos estudantes, participaram da visita o assistente técnico regional da Emater, Gilberto Bortolini, o chefe do escritório da Emater de Derrubadas, Carlos Kirst, as extensionistas sociais Sirlei Vogt (Barra do Guarita) e Delires Habitzreiter (Derrubadas), e o secretário de Administração e Planejamento de Derrubadas, Luis Carlos Seffrin.
Sobre o curso
O treinamento busca contribuir para a permanência dos jovens no meio rural, incentivando o protagonismo e o empreendedorismo como motores do desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
A metodologia é baseada na pedagogia da alternância, em que os participantes alternam aulas teóricas e práticas e aplicam o aprendizado em suas propriedades. Além disso, são realizadas visitas técnicas de assessoramento durante e após o curso, garantindo a continuidade do processo formativo.
*Com informações Cotricampo