Menu

19°

Palmitinho - RS
30° max
18° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
30° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Cresol mantém representatividade nas diretorias da ABDE e Confebras

    Presidente Cledir Magri foi reeleito para a diretoria da associação de desenvolvimento e para o conselho da confederação brasileira das cooperativas

    Cledir Assisio Magri, presidente da Cresol Confederação, foi reeleito para a diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) — biênio 2025-2027. A eleição ocorreu no início de maio de 2025 e a posse foi realizada na quarta-feira, dia 28 de maio. Ainda no mês de abril, Cledir também foi reeleito para o Conselho de Administração da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras).

    A participação da Cresol em duas das principais instâncias de articulação do cooperativismo financeiro no Brasil destaca a crescente relevância da cooperativa, especialmente em áreas como inclusão financeira, crédito responsável e fortalecimento comunitário.

    Atuação da ABDE

    A ABDE congrega 34 instituições, incluindo bancos públicos de desenvolvimento, agências de fomento, o Sebrae e a Finep. A associação representa cerca de 45% da oferta de crédito no país e atua na formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, inovação e fortalecimento de cadeias produtivas. A nova diretoria foi eleita em 7 de maio e será presidida por Maria Fernanda Coelho, diretora do BNDES.

    Para Cledir Magri, integrar a diretoria representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento do cooperativismo. “Estar nesses espaços amplia nossa capacidade de contribuir com o fortalecimento do cooperativismo e com a construção de políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento regional. É também uma oportunidade de compartilhar a trajetória da Cresol, fortalecer relações institucionais e identificar novas parcerias que tragam impacto real para as comunidades”, afirma.

    Nos últimos dois anos, a ABDE e seus associados atuaram de forma decisiva em pautas estratégicas como a criação da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD), a ampliação do crédito para inovação, a recuperação do Rio Grande do Sul e o apoio ao programa Nova Indústria Brasil. 

    Diretoria ABDE 2025-2027
    Presidente- Maria Fernanda Coelho (BNDES)

    1º Vice-presidente- Euler Mathias (Banco do Brasil) 

    2º Vice-presidente- Heraldo Neves (BRDE)

    Diretores: Alexandre Barbosa, do Sicredi; Claudio Stabile, da Fomento Paraná; Cledir Magri, da Cresol; Jean Benevides, da Caixa; José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste; Marcelo Saintive, do Bandes; Márcia Maia, da AGN; Marcos Vinícius de Castro, da Afeam; e Roberto Batista, do Banco da Amazônia.

    Atuação da Confebras

    Em 14 de abril, foi realizada em Brasília (DF) a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2025 da Confebras, que completa 40 anos em 2025. A instituição tem como missão fortalecer as lideranças do cooperativismo de crédito, com ênfase na geração e disseminação do conhecimento, no aperfeiçoamento da gestão e no apoio aos negócios. 

    Nesse sentido, incentiva e pratica a intercooperação com todos os integrantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). “A nossa participação é uma grande responsabilidade e nos motiva a buscar o diálogo com as demais instituições, com os órgãos reguladores, visando sempre o desenvolvimento do cooperativismo”, completa Cledir Magri.

    Conselho de Administração da Confebras 2025-2027

    Presidente- Luiz Lesse Moura Santos (Sicoob Executivo)

    Vice-presidente- Donizete José  (Central CrediSIS)

    Diretor-  Celso Ramos Régis (Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia)

    Conselheiros: Cledir Assisio Magri (Cresol Confederação), Edmir Deberaldini (Central Unicred do Brasil), Francisco Rao Sicoob (Sicoob Central Cecresp) e Ivo Lara Rodrigues (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito – FNCC).

    Conselho Fiscal: Roberta de Souza Caldas (Central Ailos), Rodrigo Matheus Silva de Moraes (Sicoob Central São Paulo) e Zeir Ascari (Sicredi Cerrado GO).  Conselheiros suplentes João Batista Bartoli de Noronha (Sicoob Central Crediminas), Tatiany Alves de Moraes (Credestiva) e Rui de Assis Vasconcelos (CNAC).

    *Fonte: Cresol

    Gislaine Moraes - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Fala Cresol

    .

    07:00 - 07:30

    FM
    104,3

    A Hora do Campo

    Delfo de Souza

    06:00 - 07:30

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00