Menu

19°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Curso de agronomia da URI FW forma profissionais para sucessão rural e desenvolvimento regional

    Atualmente, 130 alunos estão matriculados em quatro turmas, vindos de municípios das regiões de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Três Passos, Alpestre e oeste catarinense

    O setor agropecuário é um dos principais responsáveis pela economia e pelo desenvolvimento na região do Médio Alto Uruguai. Considerando a importância das Ciências Agrárias na comunidade, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, oferece, desde 2020, o curso de Agronomia, com o objetivo de formar profissionais que contribuam com o setor produtivo regional e nacional, possibilitando a melhoria de renda e a qualidade de vida das famílias, tanto do meio rural quanto do meio urbano.

    Sobre o curso de Agronomia URI/FW

    A graduação propõe uma formação inovadora que conecta as diversas áreas do Agronegócio, integrando a prática com o conhecimento científico, e com foco na formação de empreendedores rurais, tanto para dar continuidade nas propriedades das famílias, fomentando a sucessão rural, quanto para empreender em seus próprios negócios.

    Segundo o coordenador do curso, Gelson Pelegrini, atualmente, 130 alunos estão matriculados em quatro turmas, vindos de municípios das regiões de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Três Passos, Alpestre, bem como do oeste catarinense, como Palmitos. “O curso de Agronomia da URI é presencial, com aulas noturnas, práticas em laboratórios na universidade e, também, nas unidades de produção conveniadas. O curso tem aulas interdisciplinares, dois sábados por semestre, em todas as turmas. Isto demonstra a forte conexão com a realidade regional e com o setor do Agronegócio”, explica.

    O objetivo da graduação é capacitar seus alunos, por meio da conexão com a realidade regional do agronegócio, na aptidão de realização de análise científica, de identificação e resolução de problemas, preocupação com a atualização permanente de conhecimentos e de tomada de decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários e agroindustriais, sempre se preocupando com os aspectos sociais e de sustentabilidade, dentro de princípios éticos e humanísticos, em atendimento às demandas da sociedade.

    Foco no empreendedorismo

    O curso tem ênfase na formação de líderes e empreendedores para o setor. Conforme pesquisa realizada com os estudantes, 95,2% dos alunos estão, atualmente, trabalhando enquanto estudam - 80% destes trabalham em empresas da área de agronegócio ou na propriedade da família. Segundo o perfil dos acadêmicos, 32,7% pretende, após formado, seguir o desenvolvimento da unidade de produção familiar, e 17,3% pretende empreender e abrir um negócio no setor.

    Acompanhamento de unidades de produção

    Um dos grandes diferenciais do curso de Agronomia da URI/FW é a discussão e elaboração do Projeto Profissional Integrador (PPI) que cada acadêmico desenvolve durante a sua formação e funciona como mecanismo pedagógico de formação com o objetivo de promover o questionamento científico com base na realidade. Esse projeto é desenvolvido desde o início do curso, articulando o conhecimento técnico da área de engenharia, produção agropecuária, gestão e desenvolvimento do Agronegócio.

    A partir do 3º semestre, todos os alunos fazem um convênio com uma unidade de produção agropecuária para desenvolver o projeto. A maioria das propriedades escolhidas para acompanhamento é da própria família do acadêmico. Os alunos que não possuem unidade de produção familiar, fazem a escolha pela área de interesse em especialização, contatando o proprietário e realizando a parceria. Atualmente, 85 convênios estão firmados com propriedades da região.

    Cada estudante recebe atendimento personalizado de professores orientadores acerca da realidade de seu projeto e unidade de produção, elaborando, discutindo em grupos de estudo seu PPI e, ao final de cada etapa, apresentando ao grande grupo, promovendo assim reflexão de suas ações na prática. O desenvolvimento dos projetos, com auxílio dos professores, é feito após visitas a campo nas propriedades estudadas,

    O conhecimento técnico aplicado na prática é um método inovador e um diferencial a fim de ampliar e melhorar o desenvolvimento socioprofissional dos alunos do curso, que finaliza sua graduação com experiências profissionais para operar suas habilidades e competências no mundo do trabalho.

    A URI/FW tem direcionado ações para habilitar o profissional, construir atitudes de sensibilidade e compromisso social, ao mesmo tempo em que lhes provê sólida formação científica e profissional geral que os capacite a absorver e desenvolver tecnologias, observando tanto o aspecto do progresso social quanto da competência científica e tecnológica.

    *Fonte: Ascom URI/FW

    Helena Knob - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza, Giovane Sabino, Nelson Buzatto e Andrei Sartori

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00