Geral
Atualizado em 04/10/2021 às 15:11
Curso incentiva a apicultura em Palmitinho
Evento reuniu 31 apicultores com explanação sobre técnicas de produção de mel
Foi realizado na última quarta-feira, 29 de setembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Palmitinho, o Curso de Manejo Geral da Colmeia, com o objetivo de incentivar a produção de mel no município. O evento reuniu 31 apicultores, em uma iniciativa da Administração de Palmitinho, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e da Emater/Ascar-RS.
Durante o curso foram abordadas práticas de produção, divisão de enxames, captura, troca de cera, troca de rainha, alimentação e manejo de verão, entre outras práticas para aumentar produção do mel no município. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Emater de Nova Boa Vista, Leandro Nicolacopolus Soares, com a participação do assistente técnico regional da Emater de Frederico Westphalen, Valdir Sangaletti e do supervisor da micro região Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno.
Conforme o Coordenador do Projeto de Expansão da Apicultura em Palmitinho, o servidor da secretaria municipal da agricultura, Edson Luis Rech, o município conta atualmente com aproximadamente 800 caixas de mel, com uma produção anual estimada em 12 mil quilos.
O Prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, relata o potencial do município e o apoio dado pela Administração Municipal e pela Emater para incentivar a expansão do setor. Entre os projetos futuros, o prefeito cita a Casa do Mel e o incentivo as agroindústrias, facilitando a comercialização do produto no comércio local.
Conforme relato dos participantes do curso, a maioria produz o mel com a intenção de obter uma renda extra. Aos menos 25 produtores participantes da atividade disseram ter interesse de expandir a produção nos próximos anos.
*Com informações ascom Palmitinho