Geral
Atualizado em 16/08/2025 às 09:45
De cuidador de idosos à tecnologia no agro: 15 cidades da região terão cursos profissionalizantes gratuitos
Formações serão ministradas pela URI-FW nos municípios contemplados, em iniciativa que busca aumentar a oferta de mão de obra.
A busca por mão de obra qualificada na região terá um reforço importante a partir das próximas semanas. Ao menos 15 cidades da região (confira a lista no fim da matéria) passarão a ofertar cursos profissionalizates gratuitos, presenciais e com certificado para os participantes.
Trata-se do projeto "Educação profissionalizante, empreendedora, financeira e de inovação", que foi oficialmente lançado nesta sexta-feira (15), em Rodeio Bonito, em evento organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau) e pelo Conselho de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau). O Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Gilmar Sossella, também esteve presente.
As formações serão ofertadas com recursos votados na Consulta Popular 2023 e totalizam um investimento de R$ 554 mil, sendo R$ 500 mil do orçamento do Governo do RS e o restante em contrapartida.
De cuidador de idosos à tecnologia no campo, cursos atendem demandas regionais
Todos os cursos ofertados no programa foram definidos após reuniões entre Codemau e as prefeituras do Cimau contempladas com as formações, como explica a presidente do conselho, Marcia Faccin. "Todos os 15 municípios serão sede de ao menos um curso. Eles são destinados para os moradores das cidades contempladas e, com isso, a gente promove a integração regional, porque as pessoas poderão ir até outros municípios para realizar cursos de seu interesse também", disse.
"A prioridade de inscrição é para quem mora nos 15 municípios contemplados. Depois, caso sobrem vagas, vamos abrir para os demais municípios do Cimau. Importante salientar que essas 15 cidades foram as contempladas porque atingiram o percentual mínimo de participação na votação da Consulta Popular", acrescentou Marcia.
O presidente do Cimau, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, que também é prefeito de Pinhal, avaliou que as formações vão ajudar em um problema que a região enfrenta. "Temos falta de mão de obra. No meu município, a gente importa mão de obra de outras cidades, faltam funcionários, e os cursos vão contribuir com esse desafio. A região está crescendo muito e, para nós do Cimau, é importante trazer esses temas para a discussão. Aqui também é um espaço de resolver os problemas da região e me sinto muito feliz por estarmos entregando essa conquista", mencionou.
Sosella também observa que a região tem falta de mão de obra. Ele fez um apelo para os empresários anunciarem as vagas na Agência do Sine/FGTAS e falou de novas qualificações que estarão em breve disponíveis para toda a região. "Anunciar no Sine/FGTAS é fundamental. A agência notifica da vaga todas aquelas pessoas que tem interesse na função", disse. "Logo teremos mais cursos aqui na região da Amzop, pelo Qualificar RS. Serão mais de mil cursos", comentou.
Formações devem iniciar nos próximos meses
As capacitações ainda não têm data para iniciar, mas a previsão é que comecem já nos próximos meses. Todos os cursos serão presenciais e ministrados pela URI de Frederico Westphalen, rendendo certificado aos participantes. A carga horária varia de 20 horas a 100 horas.
Detalhes sobre período de inscrições, vagas, locais e horários das aulas serão acertados pelo Codemau e pelas prefeituras, e posteriormente divulgados.
Lista de cursos do projeto
- Gestão financeira para empreendedores MEI
- Capacitação para cuidadores de idosos
- Capacitação para empresários e colaboradores, visando a qualificação ao atendimento ao cliente
- ESG visando a qualificação de empresários dos setores de indústria, comércio e serviços
- Auxiliar administrativo como preparação para atuar no mercado de trabalho
- Capacitação sobre eletrônica veicular e industrial
- Capacitação sobre mecânica veicular e industrial
- Capacitação de operadores de equipamentos industriais
- Capacitação de Tecnificação e inovação para propriedades rurais
- Capacitação de Gestão de empreendimentos rurais
- ESG aplicada a propriedades rurais
- Empreendedorismo
- Gestão e sucessão familiar
- Sensibilização sobre as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do projeto
- Cenários e tendências globais
- Inovação e robótica
Municípios contemplados
- Ametista do Sul
- Caiçara
- Cristal do Sul
- Dois Irmãos das Missões
- Erval Seco
- Nonoai
- Novo Tiradentes
- Palmitinho
- Pinheirinho do Vale
- Pinhal
- Planalto
- Rodeio Bonito
- Seberi
- Taquaruçu do Sul
- Vista Alegre