Esportes
Publicado em 15/10/2025 às 17:32
Definida a data de início da Divisão de Acesso 2026
A decisão foi tomada pela maioria em votação entre os clubes participantes, inclusive o União Frederiquense
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou na noite desta terça-feira, 14 de outubro, que o Gauchão Série A2 2026, competição em que o União Frederiquense já confirmou a sua participação, iniciará a partir do dia 5 de julho de 2026. A decisão foi tomada após votação entre os clubes já garantidos na competição.
A reunião que definiu a data ocorreu de forma virtual e contou com a participação de representantes de 13 dos 14 clubes que disputarão a Divisão de Acesso do próximo ano.
Inicialmente, os clubes defendiam que a competição começasse em agosto de 2026, a fim de reduzir os impactos das condições climáticas do inverno gaúcho. No entanto, com essa proposta, o período de preparação para as equipes que conquistarem o acesso ao Gauchão Série A 2027 seria muito curto.
Diante disso, a FGF apresentou duas alternativas: início em fevereiro ou em julho. Após votação, a maioria optou pelo início da disputa no segundo semestre. Dos 13 votos, 10 foram a favor e 3 contrários.
Sobre a definição da data, o presidente do União Frederiquense, Vinicius Girardi, que também participou da reunião, avaliou como positiva a mudança. “Eu acho dos males o menor, uma vez que a gente não vai ter (a competição de) 15 de agosto até novembro, que seria 100% sem as coisas do inverno, que acabam nos dificultando. Mas também nós vamos conseguir fugir de grande parte do inverno, talvez só o mês de julho, que é um pouco mais rigoroso a questão climática”, disse.
Além das 14 equipes já confirmadas na competição, duas equipes vindas da Série B 2025, disputarão a competição.
Clubes confirmado na Divisão de Acesso 2026
Aimoré
Bagé
Brasil de Farroupilha
Brasil de Pelotas
Esportivo
Gaúcho
Glória
Gramadense
Lajeadense
Passo Fundo
Pelotas
Santa Cruz
União Frederiquense
Veranópolis
Vencedor da Série B 2025
Segundo-colocado da Série B 2025
*Com informações da Ascom/FGF
**Sob supervisão de Heloise Santi