Menu

33°

Palmitinho - RS
34° max
21° min

Fechar

33°

Palmitinho - RS
34° max
21° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Denúncias de crimes cibernéticos crescem quase 30% no Brasil em 2025

    Casos envolvendo abuso sexual infantil lideram registros na SaferNet; misoginia tem maior aumento percentual

    As denúncias de crimes cibernéticos voltaram a crescer no Brasil em 2025. A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, mantida pela ONG SaferNet, recebeu 87.689 denúncias únicas ao longo do ano, um aumento de 28,4% em relação a 2024, o que representa 19.403 registros a mais.

    A maioria das denúncias está relacionada a imagens de abuso e exploração sexual infantil, com 63.214 notificações, a segunda maior marca da série histórica da SaferNet, atrás apenas de 2023. Segundo a organização, o uso de Inteligência Artificial tem contribuído para o aumento desse tipo de conteúdo criminoso.

    Em segundo lugar aparecem as denúncias de misoginia, violência ou discriminação contra mulheres, com 8.728 casos, seguidas por apologia e incitação a crimes contra a vida (4.752) e racismo (3.220). A misoginia foi a categoria com maior crescimento, saltando de 2.686 para 8.728 denúncias, um aumento de 224,9%.

    Entre os crimes monitorados, apenas a xenofobia apresentou queda, passando de 3.449 para 755 denúncias. Os registros de tráfico de pessoas permaneceram estáveis, com 442 casos. Já denúncias de intolerância religiosa, LGBTfobia, neonazismo e maus-tratos a animais também apresentaram crescimento.

    Além disso, o Helpline da SaferNet, canal gratuito de apoio às vítimas, registrou 2.254 atendimentos em 2025, alta de 39% em relação ao ano anterior. A maioria dos atendimentos envolveu exposição de imagens íntimas, seguida por demandas relacionadas à saúde mental, proteção de dados pessoais, fraudes e golpes e abuso sexual online.

    Os dados foram divulgados durante as atividades do Dia da Internet Segura, celebrado nesta semana em São Paulo. A SaferNet reforça que denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima, por meio do envio do link do conteúdo suspeito na Central Nacional de Denúncias.

    *Com informações Agência Brasil 

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Vilmar Luza 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Amanda Busnello

    13:30 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Vilmar Luza

    13:00 - 15:00