Arquivo
Atualizado em 14/02/2018 às 09:21
Desligamento do sinal analógico vai até 14 de março em 107 cidades do Rio Grande do Sul
O desligamento do sinal analógico para mais de 100 cidades do Rio Grande do Sul vai de 31 de janeiro até 14 de março. A data foi definida em reunião nesta terça-feira (30) em Brasília. Emissoras de TV já podem desligar o sinal analógico e transmitir a programação digital.
"O desligamento já teve início nas 107 cidades e, por isso, as pessoas que ainda não migraram terão que correr contra o tempo para continuar assistindo normalmente à programação", diz o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. "Estamos preparados para atender a população e auxiliá-la da melhor maneira possível para que todos estejam preparados", completa.
Se um A aparece no canto superior da tela de TV, ou existe algum aviso de que o sinal irá desligar, como a cartela de desligamento, é porque o sinal ainda é analógico.
O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.
Sendo assim, as emissores devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.
G1/RS
Jornalismo Grupo Chiru Comunicações