Geral
Atualizado em 15/07/2021 às 14:05
Educação: Prefeitura de Caiçara oferece incentivo a produtores rurais
Em parceria com a URI, prefeitura oferece 50% do valor das mensalidades para incentivo à sucessão rural
Na terça-feira, 13 de julho, foi realizada uma reunião com representantes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Frederico Westphalen, membros da Administração de Caiçara e alunos interessados no curso de Tecnologia em Agropecuária. O objetivo foi ter uma ampla conversa sobre o processo seletivo da turma de 2021, no âmbito do Programa Regional de Formação para Sucessão Rural, que visa a formação de agricultores e agricultoras dos municípios conveniados com a Universidade.
Inscrita para participar da próxima turma de curso de Tecnologia em Agropecuária, a Caiçarense, Andressa Klimeck, comenta que o incentivo da Prefeitura para subsidiar 50% do valor das mensalidades do curso vai fazer com que os jovens vejam novos horizontes e alcancem o sonho de alavancar ainda mais suas propriedades. “Isso também é um incentivo para que nós, jovens, também queiramos ficar na propriedade com os nossos pais, e investir cada vez mais. Além de nos ajudar, ainda ajuda muito o município, então é uma oportunidade muito grande” completa Andressa.
A turma do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI de 2021 contará com 40 vagas, distribuídas proporcionalmente entre os municípios conveniados. Em Caiçara, existe a disponibilidade de 10 vagas, e as inscrições devem ser feitas na Câmara de Vereadores do Município, no período da tarde - das 13 horas até às 17hrs, até o dia 22 de julho de 2021 -, junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social que está a frente dessa parceria. Em caso de qualquer dúvida, pode-se entrar em contato pelo telefone (55) 9 9732-1633.
Neste modelo de ensino, as aulas acontecem de 15 em 15 dias, e durante a pandemia, essas aulas têm acontecido de forma híbrida, com o estudo da realidade das propriedades e do setor agropecuário.
No dia 27 de julho acontece a prova de seleção para classificação e entrada no curso. A turma inicia as atividades nos dias 13 e 14 de agosto de 2021, trabalhando a formação por alternância de agricultores de nível superior.