Segurança
Publicado hoje às 08:47
Eleições 2026: Tenente Portela e Palmeira das Missões registram ocorrências no segundo turno
Balanço da Secretaria da Segurança Pública contabilizou 61 ocorrências acompanhadas em todo o Rio Grande do Sul durante o período de votação
O segundo turno das Eleições 2026 foi marcado por 61 ocorrências acompanhadas pelo Gabinete Integrado de Monitoramento das Eleições no Rio Grande do Sul. Conforme o balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre os registros estão casos de crimes eleitorais, propaganda irregular, boca de urna e outras situações relacionadas ao processo de votação.
Na região, Tenente Portela e Palmeira das Missões aparecem entre os municípios com ocorrências registradas durante o pleito.
Em Tenente Portela, foi contabilizada uma ocorrência do tipo outros crimes eleitorais. Já em Palmeira das Missões, houve registro de concentração ilegal de eleitores.
O monitoramento ocorreu desde a manhã de sábado, 24 de outubro, até a noite de domingo, 25 de outubro. O gabinete funcionou na sede da SSP, com representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Federal.
Balanço estadual
Entre as 61 ocorrências acompanhadas, os registros mais frequentes foram:
13 ocorrências de outros crimes eleitorais;
Nove de propaganda eleitoral irregular;
Oito de boca de urna;
Seis de desobediência às ordens da Justiça Eleitoral;
Cinco de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto;
Quatro de desordem que prejudicasse os trabalhos eleitorais.
O balanço também inclui registros de lesão corporal, dano a equipamentos de votação, vias de fato, transporte ilegal de eleitores, porte ilegal de arma de fogo em local de votação e violência ou grave ameaça para obter voto ou abstenção.
Proteção às eleitoras
Durante os dois turnos, a SSP também reforçou as ações do Programa de Monitoramento do Agressor, voltado à proteção de mulheres com medidas protetivas. Em parceria com o TRE-RS, a Central de Monitoramento ampliou a estrutura de atendimento para analisar alertas emitidos por tornozeleiras eletrônicas e aparelhos celulares.
Segundo a coordenadora do programa, capitã Mariana Oliveira dos Santos, as situações comunicadas foram acompanhadas pela Central e receberam as providências cabíveis. Conforme a SSP, não houve encontros entre pessoas monitoradas e vítimas que exigissem intervenção policial durante o segundo turno.
A Secretaria destacou que a atuação integrada das forças de segurança teve como objetivo garantir a prevenção de ocorrências e a segurança durante o processo eleitoral.
*Com informações Governo RS